
O comportamento calmo do boxeador faz dele um cão de companhia popuar.
Não é de surpreender que muitos donos de boxers queiram criar seus cães: a disposição jovial e de bom humor de a raça faz pugilistas companheiros maravilhosos para qualquer amante do cão. No entanto, a pélvis angular e a constituição magra da raça significam que você deve tomar cuidado extra durante o parto para garantir uma ninhada feliz e saudável.
Desenvolva uma linha do tempo para o parto. Conte 60 dias a partir da primeira reprodução bem-sucedida do seu cão e marque esse dia em um calendário. Os cães normalmente gestam por 63 dias, mas raças maiores, como boxeadores, podem dar um dia ou dois de antecedência.
Programe sua fêmea para um exame pré-parto pelo menos 10 dias antes da data do parto. Seu veterinário irá examinar o seu cão para se certificar de que ela é saudável e irá dizer-lhe quantos filhotes de cachorro esperam.
Prepare a área de parto na semana antes de seu cão é devido. Selecione um quarto silencioso, como um quarto extra ou banheiro de hóspedes. Coloque uma piscina infantil de plástico no quarto e alinhe-a com cobertores velhos. A piscina é uma excelente caixa de parto, pois permite que a fêmea entre e saia, mas mantém os filhotes dentro dela. Erga uma lâmpada de calor em um lado da piscina para manter a cama recém-nascida aquecida quando a mãe se levantar para comer ou fazer uma pausa. Coloque alguns dos brinquedos favoritos do seu cão dentro da piscina e deixe-a descansar na sala de parto para aclimatá-la antes que ela dê à luz.
Observe cuidadosamente o seu boxeador para o primeiro estágio do parto. Seu cão pode andar, cavar e circular ao redor da caixa de parto para preparar um ninho seguro para os filhotes iminentes. Os boxeadores tendem a ficar um pouco nervosos durante o trabalho de parto, por isso limpe o espaço de qualquer outro animal de estimação e pessoas.
Assista ao seu cão em busca de sinais de que o trabalho de parto está avançando. O cão pode deitar-se e levantar-se repetidamente, ofegar, ritmar ou lamber a sua vulva quando ela começa a ter contracções. Você pode ver seu abdômen se contrair e relaxar em ondas cada vez mais frequentes à medida que as contrações aumentam.
Fique longe da caixa de parto enquanto seu boxeador começa a fazer o parto. O primeiro filhote aparecerá com a fina membrana placentária ainda cobrindo seu corpo. A fêmea deve quebrar o saco e lamber o filhote para estimular a respiração. Se esta é a primeira ninhada do seu boxeador, ela pode estar um pouco confusa e não vai quebrar o saco. Rasgue suavemente com as mãos limpas e esfregue o filhote com uma toalha seca
Aguarde até que seu boxer pique o cordão umbilical antes de movê-lo sob a lâmpada de aquecimento. Se a mãe não cortar o cordão, amarre firmemente um pedaço de fio de cozinha ao redor do cordão, a aproximadamente 5 cm da barriga do filhote. Corte o cordão com um par de tesouras afiadas e passe um pouco de iodo sobre o cordão para evitar a infecção.
Monitore o restante do processo de parto. A fêmea pode descansar um pouco entre os filhotes, mas não deve levar mais de 60 minutos para entregar o próximo filhote. Os boxeadores têm pélvis muito angulares e os filhotes podem ficar presos no canal do parto. Se seu cão parece estar se esforçando, sem nenhuma evidência de outro filhote vindo, ou em qualquer perigo, chame seu veterinário imediatamente
Itens que você precisará
- Calendário
- Piscina para crianças de plástico
- Cobertores
- Calor lâmpada
- Toalhas
- Cadeia de cozinha
- Tesoura
- Iodo
Dica
- Se o seu cão não quiser nada com sua ninhada nova, chame seu veterinário. A mãe e os filhotes podem estar em perigo. Algumas mães inexperientes não têm muito instinto materno; você pode ter que alimentar os filhotes manualmente
Aviso
- Nunca dê ao seu cão qualquer droga, a menos que seja orientado pelo seu veterinário. Medicamentos não prescritos podem tornar a mãe e os filhotes muito doentes.




