Como Investir Mais Inteligentemente Depois Da Recessão

Autor: | Ultima Atualização:

A recessão ensinou que os investimentos não sobem indefinidamente.

A recessão de 2008 para 2010 pegou muita gente desprevenida. Até então, muitos investidores simplesmente assumiam que coisas como imóveis e ações continuariam subindo para sempre. Depois que a bolha estourou, muitas pessoas desistiram de investir como se achassem que os mercados ficariam para sempre. É óbvio que ambos os campos estavam errados. Você pode ser um investidor inteligente aprendendo com os erros dos otimistas extremos e dos pessimistas extremos. Um número de especialistas tem sugestões para investir após a recessão.

Apontar para um menor crescimento. John Bogle, fundador dos fundos mútuos da Vanguard, sugere que investidores sábios aceitarão que a economia possa crescer cerca de 2 por cento ao ano por um tempo. Isso é menor que a média histórica de 3 por cento. Ele diz que não é razoável esperar que as empresas cresçam mais rápido que a economia. As pessoas que compram ações terão de se contentar com retornos mais baixos do que as pessoas estavam recebendo antes da recessão. Em termos práticos, isso significa adotar uma estratégia de investimento para encontrar empresas estáveis ​​e com crescimento estável. Se a recessão ensinou alguma coisa, é que panfletos altos com crescimento astronômico podem despencar rapidamente e levar seu dinheiro para baixo com eles.

Diversificar. Se os investidores colocam seu dinheiro em uma variedade de investimentos, eles se colocam em posição de aproveitar qualquer setor que se recupere primeiro. De acordo com ConsumerReports.org, se você investir em ações de grandes e pequenas empresas, bem como títulos, e manter algum dinheiro seguro como dinheiro no banco, você estará pronto para o que vier. Essa é uma maneira muito mais conservadora de investir do que era popular antes da recessão, mas os excessos da época ensinaram aos investidores que a cautela é sábia.

Considere empresas menores. Historicamente, os estoques de pequenas empresas lideraram a recuperação após a recessão. Consumer Reports diz que os estoques de pequenas empresas sofreram mais na recessão, perdendo 60 por cento do seu valor. No entanto, se as small caps repetirem as lições de recessões anteriores, elas serão as primeiras a se recuperarem. Os estoques de grandes empresas tendem a florescer depois que as small caps lideram o caminho.

Preste atenção. Você será um investidor mais inteligente se observar seu portfólio, prestar atenção às notícias e tomar decisões com base em fatos e não em esperança. O período imediatamente anterior à recessão foi de "exuberância irracional", como Alan Greenspan colocou no 1996. Sua frase foi uma descrição precisa do período imediatamente anterior à recessão 2008. Não espere que as coisas subam indefinidamente, preste atenção aos sinais de problemas e invista apenas quando entender por que espera que seu investimento seja melhor. Em outras palavras, mantenha-o real e atenha-se aos fatos.

Aviso

  • Um dos mitos pelos quais os investidores são vítimas é que a recuperação é inevitável. Assim como a história da velha que diz que o raio não pode atacar duas vezes no mesmo lugar, a ideia de que você não pode ter duas recessões seguidas simplesmente não se baseia na realidade. Nunca assuma que os investimentos precisam subir.