
Um periquito manso será um companheiro amoroso.
Enquanto periquitos são brincalhões, inquisitivos e normalmente gostam de interação humana, alguns deles são vendidos como pássaros indomáveis. O processo de domesticação requer algumas semanas e muita paciência. Profusamente inteligente, os periquitos lhe darão horas de entretenimento e risadas, especialmente quando domarem e se acostumarem com suas afeições.
Coloque a gaiola do seu periquito em uma sala ocupada da casa. Uma sala de família, cozinha ou área similar é ideal porque o periquito vai se acostumar a estar em torno de interação humana, portanto, iniciando o processo de domesticação.
Sente-se ao lado do seu periquito e vá até a gaiola e fale com ele várias vezes ao dia. Isso ajuda o periquito se acostumar com você antes de começar a tentar lidar com ele.
Permita que seu periquito fique confortável em sua nova casa. Isso pode levar cerca de duas semanas. Seu periquito fica confortável quando ele começa a brincar com seus brinquedos, comendo sua comida e movendo-se livremente em torno de sua gaiola, em vez de ficar parado em um poleiro ou agindo inquieto.
Coloque sua mão na gaiola com o dedo indicador apontando para fora. Não mova a mão em direção ao pássaro, simplesmente tente deixá-lo o mais imóvel possível por aproximadamente 10 minutos. Não se surpreenda se seu periquito estiver com medo e começar a se agarrar aos lados de sua gaiola a princípio. Repita isso por vários dias até que seu periquito esteja acostumado ao seu dedo estar na gaiola.
Coloque o dedo indicador no peito do seu periquito e empurre-o suavemente para cima, para encorajar o seu periquito a pisar no seu dedo.
Fale suavemente com seu periquito enquanto você permite que ele se sente no seu dedo por vários minutos. Você poderia cantar uma canção de ninar ou simplesmente falar sobre qualquer coisa e tudo, mantendo sua voz baixa e suave.
Tente tirar sua mão da gaiola com seu periquito empoleirado em seu dedo. A princípio, o periquito pode flutuar de volta para a gaiola; Continue repetindo o processo movendo suavemente a mão em direção à porta até que o periquito esteja confortável.
Leve seu periquito para uma sala desconhecida onde sua gaiola está completamente fora de vista. Uma pequena casa de banho ou sala semelhante é ideal.
Fale com seu periquito enquanto estiver na sala desconhecida e deixe-o explorar se ele quiser.
Devolva seu periquito para a sala onde está sua gaiola e permita que ele fique em seu dedo ou volte para a gaiola. Continue conversando com seu periquito durante todo o processo.
Repita este processo algumas vezes por dia durante vários dias até que o periquito fique tão confortável em seu dedo e em sua presença quanto ele está em sua gaiola.
dicas
- Por serem tão inteligentes e brincalhões, os periquitos anseiam pela interação humana, uma vez domada. Se você viaja com frequência ou tem noites altas, considere pular todo o processo de domesticação e fazer com que seu periquito seja um companheiro para sua gaiola. Seu animal de estimação pode suportar problemas psicológicos, se ele é incapaz de obter atenção suficiente de seus homólogos humanos.
- Tenha os deleites favoritos do seu periquito na mão durante o processo de domesticação. Dê-lhe um gostinho do tratamento para que ele saiba que você não está lá para machucá-lo.




