
Alimentos à base de plantas são a base para a culinária saudável.
Uma dieta ocidental típica é rica em excesso de açúcares, sais e gorduras; e muitas vezes é baixo em nutrientes saudáveis para o coração - um cenário que pode acumular em quilos, aumentar a inflamação e aumentar o risco de doença cardíaca. Uma dieta altamente açucarada faz pouco para ajudar um resfriado e pode exacerbar infecções bacterianas que podem seguir, incluindo sinusite. Prepare-se para uma cura saudável, mudando seu foco de alimentos processados altamente processados para alimentos à base de vegetais e técnicas de culinária mais saudáveis.
Compre vegetais frescos pré-picados ou lave e pique-os você mesmo. Selá-los em um saco ou recipiente e armazená-los na geladeira para acesso rápido e fácil. Inclua produtos crucíferos, como brócolis rico em folato, e uma variedade de vegetais pigmentados, incluindo cenoura, abóbora, batata-doce e pimentão para aumentar seus níveis de vitaminas A e C, que fortalecem o sistema imunológico. Não esqueça de verduras ricas em antioxidantes. como couve e espinafre - boas fontes de vitamina E.
Estocar sua despensa com aromas curativos, ervas e especiarias. Cebolas, por exemplo, contêm uma mistura de enxofre, vitaminas C e B e uma série de flavonóides, o que torna o vegetal um grande remédio antibacteriano e antiviral. Açafrão, um grampo de caril e uma ótima maneira de temperar peixes e lentilhas, contém curcumina, que tem propriedades anti-inflamatórias, protetoras da artéria. Funcho, gengibre e hortelã adicionar intensidade e sabor aos seus pratos, ajudando a digestão.
Assar, assar ou refogue a sua comida com uma quantidade mínima de gorduras saudáveis para ajudar seu corpo a absorver nutrientes importantes, como vitaminas A, E, D e K. O azeite é uma boa fonte de ácidos graxos monoinsaturados, que podem selar o sabor e mantenha seus pratos favoritos úmidos. O óleo de coco tem propriedades antibacterianas e anti-fúngicas. Pode equilibrar os sabores pungentes em rúcula e couve.
Itens que você precisará
- Frutas e vegetais
- Ervas e especiarias
- Gorduras saudáveis para o coração
dicas
- Escolha assar, cozinhar, assar e fritar levemente sobre a fritura, fritar e assar no churrasco para evitar a formação de toxinas cancerígenas.
- Limite a quantidade de óleo em sua receita para 1 a 2 colheres de chá por porção ao usar uma panela de fogão. Pincele levemente com óleo em seus vegetais e proteja as proteínas antes de assar ou assar. O azeite de oliva funciona bem para a maioria dos métodos de cozimento. O óleo de coco, que geralmente é armazenado em estado sólido, é ótimo para levemente salutar.
- Adicione uma pitada de nozes, forno torrado ou cru, para o seu estágio final de preparação para animar saladas, feijão verde e folhas verdes refogadas. Use apenas 1 para 2 colheres de sopa, uma vez que eles estão concentrados em gordura e calorias. Um pouco pode percorrer um longo caminho se você cortá-los bem e distribuir bem.
- Vapor seus legumes, mas adicione um pouco de óleo para aumentar o sabor.
Advertências
- Não cozinhe demais os legumes, pois eles podem perder sabor e apelo visual, além de nutrientes importantes.
- Preste atenção à sua ingestão de gordura, pois os pratos de proteína e amido podem ser cozidos com um pouco de óleo, e se você incluir uma salada, o molho pode certamente aumentar sua ingestão de gordura.




