Como Calcular A Taxa De Juros Efetiva Para Títulos Descontados

Autor: | Ultima Atualização:

Títulos descontados oferecem aos casais um investimento de baixo custo.

Todos os títulos têm um valor nominal declarado, uma taxa de juros e uma data de vencimento. O valor nominal serve a dois propósitos: determinar quanto o emissor do título deve pagar quando o título amadurece no futuro e, juntamente com a taxa de juros, determinar quanto de juros deve ser pago durante a vida do título. No entanto, os títulos nem sempre são vendidos pelo valor de face, especialmente se os investidores esperam obter um retorno maior do que a taxa de juros declarada. Como resultado, os títulos podem ser vendidos com desconto. Para determinar se um título descontado vale seu investimento, você precisa saber como calcular a taxa de juros efetiva.

Finalidade dos Descontos de Obrigações

Cada título tem um valor nominal, que é o valor do principal do emissor do título pagar de volta para o obrigacionista quando o vínculo amadurece. No entanto, dependendo da taxa de juros oferecida pelo título, os compradores de títulos podem não estar dispostos a pagar o valor nominal total para adquirir o título. Por exemplo, digamos que um título corporativo pague 5%. No entanto, com base nas taxas de mercado para títulos semelhantes, os compradores esperam um retorno de 7% sobre seu investimento para compensar a compra de títulos. Em vez de exigir que a empresa emita títulos com uma taxa de juros mais alta, os compradores de títulos oferecerão menos do que o valor nominal para comprar o título. Dessa forma, entre os pagamentos de juros e o valor nominal total que recebem quando o título amadurece, os investidores atingem a taxa de juros efetiva que desejam em seu investimento.

Fórmula de taxa de juros efetiva

Primeiro, calcule o valor do desconto subtraindo o preço do título do seu valor nominal. Em segundo lugar, divida o resultado pelo número de pagamentos de bônus restantes antes que o título vença. Em terceiro lugar, adicione os juros recebidos por pagamento de títulos pelo resultado. Quarto, divida o resultado pela média do preço descontado pago pelo título e pelo valor de face do título. Finalmente, multiplique o resultado por 100 para encontrar a taxa de juros efetiva para o título descontado. Por exemplo, digamos que há um título de 10 anos com um valor nominal de US $ 2.000 que paga juros de 5% a cada ano e retorna o principal quando o vínculo amadurece. Com juros de 5%, o título pagará US $ 100 por ano em juros. Se o título estiver sendo vendido com um desconto de US $ 1.900, primeiro subtraia o preço de venda de US $ 1.900 de US $ 2.000 para descobrir que o título está sendo vendido com um desconto de US $ 100. Segundo, divida o desconto de US $ 100 pelos 10 pagamentos anuais remanescentes no título para obter US $ 10. Em terceiro lugar, adicione os US $ 10 aos US $ 100 em juros que o título paga a cada ano para obter US $ 110. Em quarto lugar, divida US $ 110 pela média de US $ 1.900 e US $ 2.000, ou US $ 1.950, para obter 0,0564. Por fim, multiplique 0,0564 por 100 para encontrar a taxa de juros efetiva em 5,64%.