Como Comprar Obrigações Em Outros Países

Autor: | Ultima Atualização:

Obrigações estrangeiras adicionam diversidade e, em alguns casos, maior risco, à sua carteira.

Governos e empresas emitem títulos, que representam essencialmente empréstimos feitos a eles por os compradores de títulos. O comprador paga uma quantia especificada de dinheiro e o emissor do título paga juros até que o título vença, quando devolver o principal. Você pode investir em títulos de governos estrangeiros, mas assume alguns riscos quando o faz. Por exemplo, a taxa de câmbio em moeda pode flutuar, o que afetará seu retorno. Quanto mais volátil for o país em que você investe, maior o retorno potencial - e maior o risco de perder o seu dinheiro se a inadimplência do governo emissor

Considere quanto risco você está disposto a assumir. Existem opções de baixo risco para títulos estrangeiros. Por exemplo, você pode investir em um fundo mútuo que contém uma variedade de títulos estrangeiros. Esse conjunto de títulos tende a ser menos volátil do que os títulos de um único país. Outra vantagem desses fundos mútuos é que o valor que você precisa investir é muitas vezes menor do que com outras compras de títulos.

Converse com seu corretor sobre o investimento em títulos estrangeiros. Tendo a corretora de investir em títulos em seu nome pode poupar tempo e esforço considerável, especialmente se tiver experiência na compra de títulos dos países em que você está interessado em investir. No entanto, quando você trabalha com uma corretora, você provavelmente terá que pagar taxas, o que pode reduzir o seu lucro.

Pesquise os países que você está considerando para o seu investimento em títulos. Se o seu corretor recomendou alguns países, você deve levar algum tempo para estudá-los também, para ter certeza de que compreende os riscos e o retorno potencial se optar por investir nesses países.

Considere a compra diretamente do governo emissor. Esta é a maneira mais econômica de investir em títulos, porque você não terá que pagar taxas de corretagem. No entanto, para muitas pessoas isso pode ser difícil, já que você tem que trabalhar em sistemas estrangeiros, e para alguns investimentos no exterior é necessária uma conta no país anfitrião.

Compre os títulos escolhidos e espere que eles amadureçam. Os períodos de maturidade variam muito, desde apenas um ano em alguns casos até 30 anos ou mais em outros casos. De um modo geral, quanto menor o período de vencimento, mais seguro é o investimento. Claro, um investimento mais seguro também significa que há menos chance de um grande retorno. Conheça a sua tolerância ao risco antes de investir para evitar perder mais do que você pode suportar.