
Os rubis estão entre as gemas mais valiosas do mundo.
Os diamantes podem ser para sempre, mas rubis naturais de boa qualidade são mais valiosos. Os compradores de pedras preciosas colocam essa pedra no topo da classificação para fins de investimento, porque os rubis são mais raros e mantêm seu valor e demanda de mercado melhor que os diamantes ou outras pedras preciosas. Se você está inspecionando uma bandeja de enigmas vermelhos (também conhecidos como rubis) para comprar, existem vários fatores diferentes a serem considerados.
Procedência
A primeira coisa a considerar ao comprar um rubi é o seu local de nascimento. Por acordo geral entre os especialistas em pedras preciosas, os melhores rubis do mundo vêm de Mianmar (anteriormente conhecida como Birmânia), especificamente da região em torno da cidade de Mogok. Os compradores da Gem precisam de permissões especiais para comprar pedras em Mogok ou até mesmo visitar essa área, portanto a maioria dos investidores estrangeiros precisa visitar negociantes licenciados de pedras preciosas em outras capitais asiáticas, incluindo Yangon e Bangkok. O Sri Lanka também oferece pedras preciosas de alta qualidade, enquanto a Tailândia e o Vietnã produzem as pedras de "qualidade comercial" que são vendidas em lojas de varejo em todo o mundo.
Cor e clareza
Pedras preciosas como rubis, esmeraldas e safiras são classificadas em sua cor, clareza e brilho. Rubis e safiras são, na verdade, o mesmo mineral (enigma); a única diferença é a cor deles. Uma cor vermelha profunda e vívida é a marca do rubi de melhor qualidade, enquanto as pedras de cor clara e escura, arroxeadas, são consideradas de menor valor. Embora os graus de vermelhidão sejam uma medida subjetiva, eventualmente as pedras de cor mais clara são apropriadamente chamadas de "safiras rosas". A medida amplamente aceita dessas qualidades é conhecida como escala do Instituto Gemológico da América (GIA).
Clareza e brilho são os outros fatores em um investimento rubi. Estas são medidas subjetivas, mas geralmente quanto mais clara e brilhante a pedra é a olho nu, mais valiosa ela é. Um rubi transparente seria o mais valioso de todos, assim como o mais raro. Clareza e brilho são aprimorados cortando a pedra e ajustando-a de forma que ela capture e reflita a luz em seu melhor potencial.
Natural vs. Artificial
Os rubis sintéticos estão no mercado há mais de um século. Naturalmente, as pedras naturais são mais valiosas do que as pedras artificiais, mas a diferença não é muito clara para um comprador inexperiente ou a olho nu. Rubis artificiais são tratados termicamente, um processo que fratura o material base e também cria pequenas bolhas de gás. Examinar a pedra através de uma lupa ou microscópio do fotógrafo revelará essas falhas. Ao procurar por rubis em qualquer parte do mundo, fique atento às pedras artificiais que inundaram o mercado e levem sua lupa ou lupa.
Tratamento térmico
Revendedores de pedras preciosas modernas geralmente tratam seus rubis com calor para melhorar a cor e a claridade das pedras. Embora o tratamento térmico a baixa temperatura não afete a qualidade e o valor, um processo diferente, conhecido como "difusão em massa", aquece as pedras a temperaturas e pressões extremamente altas, ao mesmo tempo que adiciona agentes corantes para alterar sua aparência natural. Se a pedra estiver arranhada, a camada inferior da cor original aparecerá, arruinando a consistência. Não há como saber se o seu rubi foi tratado termicamente desta forma, a não ser para confiar na palavra do dealer, por isso, entre outros, você deve lidar apenas com revendedores respeitáveis e ser altamente suspeito de qualquer pedra barata oferecida via Sites da Internet.




