
Shar-Peis
Shar-Peis é uma raça de séculos de idade que vem das regiões do sul da China. Elas são definidas pela pele marrom e enrugada - afinal, seu nome significa "pele de areia" -, mas sua pele e outros traços genéticos os tornam vulneráveis a vários problemas oculares que podem levar à cegueira.
Sinais de cegueira
A cegueira não é exclusivamente uma doença do cão velho. Não leva necessariamente muito tempo para acontecer também. Algumas causas de cegueira podem obstruir a visão de Shar-Pei em questão de semanas ou meses. Se o seu cão está facilmente assustado, especialmente pelo toque, ou se ele parece agir como se estivesse perdido, confuso ou atordoado, há uma boa chance de ele não conseguir enxergar bem. Ele também pode não se mover muito e ter dificuldade em encontrar locais familiares, como sua cama e suas tigelas.
Diagnóstico
Você deve levar seu amigo peludo ao veterinário se notar algum sinal de cegueira. Você será feliz que você fez, especialmente se o seu cão sai do tratamento com saúde total. Dependendo do problema, um diagnóstico precoce pode fazer a diferença entre dano permanente e temporário. Depois de examinar os olhos do seu cão, a estrutura facial e as pálpebras, seu veterinário fará um diagnóstico e recomendará tratamento médico. A condição pode ser total ou parcialmente reversível, dependendo do problema, mas você também deve considerar a possibilidade de sua vida futura com um cão cego. Não é tão ruim quanto você imagina: Shar-Peis é inteligente e bem equipado para se adaptar à falta de visão.
Condições tratáveis
Felizmente, muitas das causas comuns de cegueira em Shar-Peis são tratáveis e, em alguns casos, podem ser completamente curadas. O Entropion, que descreve a "rolagem" das pálpebras de seu cão, bem como catarata e glaucoma, são causas comuns de perda de visão. A pele enrugada do Shar-Pei coloca o cão em alto risco para o entrópio, mas outros fatores como espasmos musculares e deformidade física podem piorar. Com o tempo, os cílios podem arranhar a superfície dos olhos do seu cão. Este dano consistente faz com que uma cicatriz de catarata cresça sobre os olhos do seu cão, lentamente cegando-o. Tal como acontece com as cataratas e o glaucoma, as causas do entrópio são tratáveis através de cirurgia, embora o dano causado ao olho em si seja irreversível. É por isso que levar o seu cachorro ao veterinário o mais rápido possível é vital.
Doenças degenerativas
Uma das principais deficiências genéticas do Shar-Pei é o risco de desenvolver doença ocular degenerativa. Há uma chance de que seu cão esteja perdendo a visão permanentemente devido à degeneração retinal adquirida súbita (SARD) ou à atrofia progressiva da retina (PRA). É compreensível para se preocupar, se não um pouco assustado, depois de ouvir o seu veterinário diagnosticar uma dessas duas doenças. Enquanto não há como parar a degeneração, que ocorre de repente com SARD e gradualmente com PRA, isso não significa que você está perdendo o seu cão.
Vivendo com Blindess
A cegueira é trágica, mas não é tão incomum em cães de raça pura. Felizmente, há muitas coisas que você pode fazer para tornar a vida de todos um pouco mais fácil. Os cães dependem fortemente de sua visão para a navegação básica, mas podem memorizar o layout de uma casa e quintal se você não mover móveis e outros objetos grandes com frequência, segundo o Dr. Jeff Vidt da West Suburban Veterinary Associates em Westmont, Illinois. Você deve evitar encontros repentinos com cães estranhos enquanto sai para passear, pois seu cão pode ficar violento se for surpreendido por outro canino. Você também deve manter seu cão com deficiência visual em uma coleira o tempo todo, porque ele não pode ver veículos e outros perigos.




