Como Os Dividendos Afetam O Preço Das Ações?

Autor: | Ultima Atualização:

Se você investir em ações pagadoras de dividendos, saber como elas se comportam em torno das datas de pagamento de dividendos pode ajudá-lo a cronometrar suas compras e vendas melhor para maximizar seus retornos ou evitar ciladas comuns. Dependendo do tipo e tamanho do dividendo, seu efeito no preço da ação pode durar vários dias ou indicar uma mudança em uma tendência de longo prazo.

Data do Dividendo Ex

Quando uma empresa declara um dividendo, a ação é negociada “com o dividendo”. Se você comprar a ação, receberá o dividendo. A data ex-dividendo é o primeiro dia em que as ações são negociadas sem o dividendo. Se você comprar as ações a partir dessa data, você não receberá o dividendo, que será pago ao proprietário anterior - o vendedor do qual você comprou o estoque. Na data ex-dividendo, o preço das ações cai pelo montante do dividendo, mas gradualmente volta ao seu nível antigo nos próximos dias.

Dividendo de Ações

Uma corporação pode pagar um dividendo em ações da empresa. O mais amplamente utilizado é um dividendo de 100 por cento, comumente conhecido como um desdobramento de ações 2-for-1, quando um investidor recebe uma nova ação para cada uma de suas ações. Quando um desdobramento de ações passa, o preço da ação é ajustado inversamente. Por exemplo, se você possuía ações 100 da XYZ em $ 50 antes da divisão, você agora terá ações 200 da XYZ em $ 25.

Um desdobramento de ações pode ter implicações de longo prazo no preço das ações. O primeiro desdobramento de ações geralmente excita os investidores, que elevaram o preço das ações. Uma empresa divide suas ações quando o preço subiu porque se saiu bem, então uma divisão de ações é vista como uma confirmação de que as coisas estão ótimas e o estoque é uma boa compra. Por outro lado, divisões de estoque excessivas, como várias divisões 2-for-1 durante um curto período ou uma divisão 5-for-1, geralmente indicam que o preço subiu muito e que o estoque pode entrar em declínio em breve.

Dividendo Especial

Uma empresa pode entrar em uma quantidade anormalmente grande de dinheiro, seja através da venda de uma subsidiária ou de um acordo judicial. Pode decidir distribuir o dinheiro aos acionistas como um dividendo único e especial. Se o dividendo for grande o suficiente em relação ao tamanho da empresa, o preço da ação será ajustado permanentemente. Por exemplo, XYZ, que está atualmente em $ 10, declara um dividendo especial de $ 5. A boa notícia pode elevar o preço das ações - alguns investidores podem simplesmente querer comprá-lo para receber o dinheiro. Uma vez que o estoque vai ex-dividendo, o preço cairá em $ 5 e o ajuste será permanente.

Efeitos a longo prazo

Os ganhos são o principal fator que afeta os preços das ações. Como os dividendos são pagos com base nos lucros, os dividendos têm pouco efeito de longo prazo sobre os preços das ações, porque os lucros são levados em consideração no preço das ações muito antes de os dividendos serem pagos. Os dividendos também suavizam as flutuações de preço; ações com pagamento de dividendos normalmente flutuam menos que ações que não pagam dividendos.