Cinco Modos De Entrada Em Mercados Estrangeiros

Autor: | Ultima Atualização:

A expansão internacional traz maior comercialização e reconhecimento de nomes

Para muitas pequenas e médias empresas, o potencial para crescer em novos mercados é uma meta constante. Com mercados maiores, obtêm-se lucros maiores e, em pouco tempo, sua pequena empresa não é mais tão pequena. Compreender os modos de entrada disponíveis pode ajudar suas pequenas empresas a entrar em mercados estrangeiros mais facilmente e com maior chance de sucesso.

Exportar

Exportar permite que pequenas empresas mantenham seu modelo e linha de produtos atuais, enquanto envia mercadorias para mercado externo de distribuição. Graças ao seu baixo custo de implementação e seu baixo nível de risco para os empresários, a exportação é um dos tipos mais básicos e comuns de entrada em mercados estrangeiros para pequenas empresas em todo o mundo. Embora o alcance das exportações seja limitado por custos de transporte, tarifas governamentais, concorrência de mercado e costumes e demanda locais, elimina a necessidade de desenvolvimento de reembalagem, marketing e infraestrutura que outros modos exigem. Exportar mercadorias para um novo mercado também permite que uma empresa julgue como os itens serão vendidos e quais ajustes são necessários para que o produto tenha um bom desempenho.

Propriedade

Se você deseja ter e operar seu próprio produto negócios em um mercado externo sem parceiros ou outras influências externas, a propriedade pode ser sua melhor opção. A propriedade é o que parece: o desenvolvimento e a operação de um negócio a partir do zero. As armadilhas envolvidas com a propriedade são muitas, incluindo o clima político e econômico de uma determinada região, o custo do desenvolvimento, as dificuldades de infraestrutura e distribuição e o risco de que seu produto não seja vendido em um mercado novo e não testado. As recompensas potenciais, no entanto, são ilimitadas e podem levar a uma maior expansão em mais mercados e nos maiores níveis de sucesso empresarial.

Licenciamento

A prática de licenciamento ou franchising é uma forma de invadir mercados estrangeiros, estabelecendo uma presença no chão. Licenciamento implica conceder permissão a uma empresa separada para fabricar bens ou fornecer serviços em nome da sua empresa. Você mantém o controle da marca em si, o processo de fabricação, as taxas e a operação do negócio, ao mesmo tempo em que entrega o direito de operar e uma grande parcela dos lucros para o seu representante. Embora o licenciamento elimine muitas das despesas e tempo envolvidos com a expansão no exterior, ele exige monitoramento, treinamento, permissões e renovação constantes, e pode até mesmo exigir que um representante de sua empresa no local gerencie a operação. No final, você pode acabar com empresas satélites em mercados ao redor do mundo e uma marca global com pouco ou nenhum risco.

Joint Ventures

Partes de uma joint venture internacional compartilham os custos e encargos das operações enquanto lucram igualmente uma participação de mercado nos dois países. Sua parceria permitirá que você venda seus produtos e serviços no país de origem do seu parceiro e vice-versa. Os resultados incluem o dobro do poder financeiro, o dobro da capacidade de marketing, o dobro das vendas em alguns casos e a entrada em um mercado que, de outra forma, não estaria aberto a você. Por outro lado, tal empreendimento requer que você entregue alguma coisa em suas operações comerciais a um parceiro estrangeiro e permita que outra empresa tenha algum controle sobre o estado e venda de sua marca em um local onde você possa ter pouca ou nenhuma influência.

Zonas de Processamento de Exportação

Zonas de processamento de exportação são criadas por governos estrangeiros para promover o desenvolvimento de negócios e emprego entre a população, usando o sucesso de negócios externos como um catalisador. Os países podem fornecer às empresas externas incentivos fiscais, incentivos em dinheiro, mão-de-obra barata, subsídios do governo ou qualquer outro tipo de assistência como recompensa por trazer produtos, negócios, habilidades e treinamento para a mesa. Os benefícios para sua empresa incluem parceria com um governo estrangeiro, entrada relativamente livre de problemas em um novo mercado e uma lista de incentivos automáticos. Programas semelhantes foram implementados pelo governo dos EUA para ajudar ainda mais as pequenas empresas que desejam entrar nos mercados internacionais. Aproveitar os programas em ambos os lados do negócio pode ajudar a maximizar o seu potencial de sucesso, minimizando o risco.