Aumente sua ingestão de nutrientes mudando para o pão integral.
Você não está sozinho se estiver confuso sobre se o pão multi-grão é tão bom quanto o pão integral. Pode ser difícil descobrir qual tipo de pão comprar. Escolher o pão integral pode ajudá-lo a obter as três ou mais porções de grãos integrais por dia. Os pães mais saudáveis são aqueles feitos com 100 por cento de grãos integrais.
Grãos Integrais
Grãos integrais são grãos não refinados que contêm o germe, farelo e endosperma, enquanto grãos refinados contêm apenas o endosperma. Removendo o germe e o farelo remove muito da fibra, bem como algumas das vitaminas e minerais. Ao escolher o pão, verifique a lista de ingredientes e verifique se os grãos da lista contêm a palavra "inteiro", como trigo integral. Arroz integral, aveia, trigo, milho, cevada e trigo sarraceno também são exemplos de grãos integrais que você pode encontrar em alguns pães. Não se deixe enganar pela palavra "multi-grão", pois isso significa apenas que mais de um grão foi usado - os grãos podem não ser grãos integrais. Além disso, os pães que dizem "contém grãos integrais" ou "feitos com grãos integrais" são feitos principalmente com grãos refinados.
Risco de Doença Cardíaca
Comer pão integral e cereais pode ajudar a reduzir o risco de doença cardíaca, de acordo com um estudo publicado em "Public Health Nutrition" em dezembro 2011. As pessoas que comiam pelo menos três porções de grãos integrais por dia tinham um risco de doença cardíaca 20 a 30 por cento menor do que aquelas que comiam menos porções de pão integral e cereais. Os cereais integrais ajudam a baixar a pressão arterial e o colesterol e ajudam a evitar artérias entupidas. A alta quantidade de fibra em grãos integrais é parcialmente responsável por esses efeitos, mas não é o único fator. Grãos integrais contêm outros nutrientes benéficos, incluindo fitoquímicos, que também desempenham um papel na redução do risco de doença cardíaca.
Controle de Açúcar no Sangue
O efeito do pão integral no açúcar no sangue depende do tipo de pão integral que você escolher. Um estudo publicado no "Appetite" em fevereiro 2010 descobriu que o pão integral teve um efeito semelhante no açúcar no sangue para o de pão refinado, mas foi mais enchimento. Outro estudo, publicado no "Journal of Nutritional Metabolism" em 2012, descobriu que os pães de grãos inteiros germinados, mas não outros pães integrais, causaram menos aumentos pós-refeição nos níveis de açúcar no sangue.
Risco de câncer
Pães integrais contêm mais de um número de fitoquímicos, ou produtos químicos vegetais, do que pães feitos com grãos refinados. Estes produtos químicos vegetais podem ajudar a reduzir o risco de certos tipos de câncer, incluindo câncer de mama e câncer de cólon, de acordo com um artigo publicado no "The Journal of Nutrition" em maio 2011.