Bocejar Excessivamente Em Gatos

Autor: | Ultima Atualização:

Quando um gato boceja, você pode ter uma boa visão de todos os dentes dele.

Não há nada como aconchegar-se no sofá com seu colete peludo mais quente. Você fica tão confortável que, antes de perceber, você está bocejando. Mas, se você observar de perto, você pode achar que seu gatinho boceja um pouco, e nem sempre é porque ele está cansado.

Falta de oxigênio

Mesmo que todos os mamíferos terrestres bocejem, a ciência ainda tem que provar verdadeira razão por trás da ação. Existem várias teorias lá fora, com o mais popular sendo que o cérebro força um bocejo durante os períodos em que o corpo tem muito dióxido de carbono e oxigênio insuficiente. A base por trás dessa teoria é que quando nós ou nossos gatos bocejamos, um grande volume de oxigênio é rapidamente inalado, trazendo o oxigênio necessário para o corpo enquanto expelimos uma boa quantidade de excesso de dióxido de carbono.

Às vezes, quando seu gato está cansado, mas ele não quer tirar uma soneca, ele pode bocejar em um esforço para ficar acordado. A ingestão rápida de oxigênio estimula o fluxo sangüíneo e ajuda a afastar seu cochilo iminente, pelo menos por mais algum tempo

Preparando-se para dormir

Embora o bocejo de seu gato aumente seu fluxo sangüíneo e aumente sua freqüência cardíaca para evitar ele próprio adormece, também ajuda seu corpo a alcançar um estado mais relaxado, então bocejar também pode ajudar seu gatinho a adormecer quando ele estiver pronto.

Comunicação

Se seu gato está bocejando, ele pode estar tentando se comunicar com você ou outros animais de estimação em casa. Ele pode estar lhe dizendo que está cansado ou que está entediado ou pode estar sinalizando para outros animais de estimação em casa que não está preocupado com eles no momento.

Dor oral

Às vezes um gato boceja excessivamente quando ele está sentindo dor na boca. Ele pode ter dentes doloridos ou um corte na parte interna da boca, o que torna doloroso manter a boca fechada. Se você perceber que o bocejo dele é acompanhado por um rangido nos dentes ou baba, então você vai querer que ele seja examinado por seu veterinário.