
Use um limpador contendo enzimas para limpar a urina do gato.
O cheiro de urina de gato pode fazer toda a sua casa cheirar horrível. Felizmente, você pode usar limpadores de urina de gato, encontrados em lojas de suprimentos para animais, para limpar qualquer um dos acidentes de Fluffy. Muitos desses produtos de limpeza contêm produtos químicos baseados em proteínas chamados enzimas, que decompõem a urina de seu gatinho em substâncias não tóxicas.
Como Funcionam
As enzimas aceleram os processos químicos naturais pelos quais as substâncias orgânicas, como a urina, passam quando se biodegradam. As enzimas contidas nos limpadores de urina de animais incluem protease, lipase, amilase, celulase e uriase. As bactérias produzem essas enzimas para ajudá-las a decompor a urina em substâncias químicas que podem digerir. Os fabricantes cultivam apenas bactérias benéficas e não patogênicas em laboratório para produzir enzimas. Os fabricantes incluem então as bactérias e suas enzimas em seus produtos de limpeza. Uma vez que as bactérias entram em contato com a urina e outras substâncias orgânicas, elas produzem mais enzimas para digerir a urina. As bactérias também se reproduzem rapidamente. Eventualmente, a urina é completamente digerida e transformada em substâncias inofensivas como dióxido de carbono e água; as bactérias, sem uma fonte de urina para digerir, morrem completamente.
Como usar
Absorva o máximo de urina possível da área onde seu gatinho sofreu o acidente usando toalhas de papel ou um aspirador a seco / úmido. Pulverize a área para baixo com um produto de limpeza contendo enzimas. Deixe o aspirador secar naturalmente. Para manchas mais antigas em tecidos e carpetes, umedeça a área com água antes de aplicar o limpador enzimático. A água reativa o ácido úrico na mancha, uma das principais substâncias químicas responsáveis pelo odor, e ajuda a facilitar a decomposição das enzimas. Manchas e odores persistentes podem exigir um segundo ou até mesmo terceiro tratamento para eliminar completamente toda a urina residual causadora de odores.
Onde usar
Limpadores contendo enzimas são seguros para uso em torno de nossos amigos felinos e não deixam resíduos para enxaguar após o uso. Você pode pulverizá-los em superfícies sólidas à prova de água, como bancadas ou pisos, e em tecidos de mobiliário laváveis. Despeje-os diretamente sobre manchas de carpete e almofadas do sofá para se livrar da urina que se afundou no acolchoamento do tapete ou no enchimento da almofada. Quando expostos a altas temperaturas, as enzimas começam a se desnaturar e desintegrar-se, acabando por se tornar ineficazes. Por esta razão, é melhor não usá-los em um limpador a vapor ou com água quente. Altas temperaturas também podem matar qualquer bactéria no limpador que esteja produzindo as enzimas. Para proteger seu limpador enzimático do aquecimento, armazene-o à temperatura ambiente e longe da luz solar direta.
Por que usá-los?
Produtos de limpeza contendo produtos químicos ou surfactantes não eliminarão completamente todas as proteínas de ácido úrico e outros componentes orgânicos contidos na urina felina, como as enzimas, especialmente em superfícies porosas. Enquanto a área pode parecer limpa para você, o nariz sensível do seu gatinho provavelmente irá detectar esses produtos químicos fétidos e segui-los de volta para a "cena do crime" para urinar novamente na área. A amônia é o pior desses produtos de limpeza para usar quando se trata de limpeza de urina de gato, porque cheira apenas como urina para o nariz do seu amigo peludo.
Permitindo que as enzimas funcionem
Enquanto as enzimas estão trabalhando na área manchada que você tratou com um limpador enzimático, cubra-a com corredores de carpete de plástico de cabeça para baixo. Os corredores de tapete irão desencorajar seu amigo peludo longe de se aproximar da área tratada. Os corredores de plástico também ajudam a reter a umidade na área, permitindo que as enzimas floresçam por um longo período de tempo e removem quaisquer odores residuais. Lembre-se de que esses produtos de limpeza não encobrem os odores, mas eliminam sua origem, portanto, você deve tratar as manchas de urina diretamente. Uma luz negra pode ajudá-lo a encontrar manchas de urina que você possa cheirar, mas que não consiga ver. Com as luzes apagadas, acenda uma luz negra em áreas malcheirosas para localizar quaisquer manchas escondidas; a luz negra faz com que qualquer matéria orgânica, como a urina, brilhe intensamente quando brilhada sobre ela.




