Linfoma Em Estágio Final Em Gatos

Autor: | Ultima Atualização:

O linfoma felino ou linfossarcoma é a forma mais comum de câncer em gatos. É altamente tratável, mas incurável; eventualmente a doença será fatal. Quando o seu gato tem esta doença, é importante reconhecer e compreender os estágios finais, e saber que escolhas fazer pelo bem do seu gato.

Sintomas

No estágio final do linfoma, o câncer invade órgãos e ossos - - qualquer lugar onde o sistema linfático se conecte. Os sintomas incluem vômitos, diarréia, fraqueza e falta de apetite ou recusa em comer. Outros sintomas são comuns, dependendo de onde o câncer invade. Por exemplo, se o linfoma ocorre nos rins, causará aumento da sede e da micção. Outros sintomas podem incluir tosse, dificuldade para respirar, perda de peso, constipação, fezes sanguinolentas ou com tufão e inchaço ao redor da mandíbula.

Tratamento

Como o linfoma não é curável, o tratamento visa colocar o câncer em remissão. Você consultará um oncologista veterinário para quimioterapia e radioterapia. Uma vez que você tenha obtido a remissão, você verá sinais de retorno do câncer. Tratamentos subsequentes podem colocar o câncer em remissão novamente, mas o tempo de remissão será menor. Eventualmente, você descobrirá que o período de remissão se tornou muito curto para continuar o tratamento ou que o câncer desenvolveu resistência aos medicamentos disponíveis. Neste estágio, é tão importante quanto antes monitorar os níveis de conforto, hábitos alimentares e de bebida do seu gato e o bem-estar geral. Seu veterinário pode prescrever analgésicos para aumentar o conforto do seu gato ou talvez uma dieta especial para atrair seu gato para comer.

Prognóstico

O prognóstico do linfoma depende do estágio em que o câncer é descoberto, quais tratamentos são realizados, a idade e a saúde do gato e a quantidade de tempo de remissão. Os gatos tratados para o linfoma podem ter quase dois anos de vida, muitos deles com pouca ou nenhuma dor. Se você não fizer nada, ou se os tratamentos não funcionarem mais no linfoma de estágio final, a expectativa de vida média é de cerca de seis semanas.

Cuidados Paliativos

Cuidados paliativos são muito importantes, pois ajudam a prolongar a qualidade de vida de um gato. . Tratar os sintomas à medida que surgem, tais como perda de peso, falta de condição, falta de apetite e dor, pode aumentar muito a qualidade de vida do seu gatinho. O câncer frequentemente rouba massa muscular dos animais devido à desnutrição, e muitos gatos não estão dispostos a comer quando não se sentem bem. Seu veterinário pode prescrever uma dieta que seja saborosa para o seu gato ou fornecer medicamentos para aumentar o apetite do gato. O tratamento da dor é importante para a qualidade de vida do seu gato durante o linfoma terminal. Seu veterinário ou oncologista veterinário pode prescrever analgésicos para o seu gato. Em alguns casos, a prednisona e a radiação paliativa podem ajudar a mitigar a dor.