
Faça um brainstorm de uma lista de realizações antes de concluir uma autoavaliação.
Às vezes é difícil avaliar-se honestamente, especialmente se você costuma ser o seu pior crítico. Se o seu empregador quiser que você participe de uma avaliação de desempenho pessoal do trabalho, esteja preparado para preencher um formulário de autoavaliação ou enviar uma avaliação por escrito do trabalho. Dependendo do seu estilo de gestão, o seu chefe pode querer discutir a auto-avaliação e oferecer a sua avaliação do seu desempenho. Mesmo que o processo pareça um pouco intimidador, aproveite a oportunidade para se concentrar nas conquistas e lembrar seu chefe do valor agregado à empresa.
Brainstorm Realizações
Antes de preencher um formulário de autoavaliação ou escrever uma avaliação pessoal, faça um brainstorming de uma lista de realizações relacionadas ao trabalho. Peça ao seu cônjuge ou parceiro para ajudar com a lista, pois ele pode se lembrar de realizações que você não faz, e provavelmente ele será menos crítico em relação ao seu desempenho. Concentre-se em realizações tangíveis, como conclusões de projetos, contribuições pessoais e feedback positivo de clientes. "Inside NUA", um boletim semanal para professores e funcionários da Northern Arizona University, incentiva os autoavaliadores a usar o pronome "I" ao escrever a avaliação, evitar a terminologia de gíria e evitar linguagem não profissional como "Eu balancei nessa tarefa. " Mantenha a avaliação simples, concisa e clara.
Dê exemplos específicos
Sem fornecer detalhes demorados de pessoas ou situações, forneça exemplos específicos de como você executou suas responsabilidades, de acordo com a descrição do seu trabalho. Por exemplo, se você é um diretor de marketing, cite eventos específicos de relações públicas patrocinados ou liste as publicações de revistas que criou. Se você é um professor de matemática, liste estratégias específicas que você incorporou em seu currículo ou liste as competições de matemática que seus alunos frequentaram. Uma auto-avaliação vaga pode dar motivos ao seu empregador para pensar que você não realizou muito.
Revisar metas objetivamente
Criar uma auto-avaliação honesta exige que você seja o mais objetivo e realista possível. Há uma forte possibilidade de você não ter cumprido todos os objetivos definidos, mas provavelmente conheceu muitos de seus objetivos. Não tenha medo de escrever um relatório positivo sobre o seu desempenho no trabalho, contanto que você trabalhe duro e satisfaça os requisitos do trabalho. De acordo com o departamento de recursos humanos da Universidade da Califórnia em Berkeley, os funcionários tendem a se classificar consistentemente mais baixos do que os supervisores avaliam. Compare seu desempenho com as expectativas, padrões e metas definidos quando você aceitou o trabalho.
Desempenho futuro
Discuta maneiras pelas quais você e seu empregador podem trabalhar juntos para melhorar seu desempenho no trabalho. As melhorias podem incluir oportunidades de treinamento avançado, cursos de educação continuada ou aulas de desenvolvimento profissional. Se houver falhas, identifique maneiras de aumentar a produtividade, cumprir prazos no prazo ou melhorar a satisfação do cliente. Se algumas questões relacionadas ao trabalho estiverem além do seu controle, discuta mudanças de políticas ou procedimentos que possam tornar as metas futuras alcançáveis.




