Eficácia Do Alongamento Para Velocistas

Autor: | Ultima Atualização:

Estudos mostraram que alongamentos estacionários podem te atrapalhar.

Alongar os músculos das pernas antes de uma grande corrida parece uma ótima idéia, mas em alguns casos pode custar você sua vitória. Dependendo do tipo de alongamento que você faz, você pode acabar correndo mais devagar do que se você não fizesse nada para se preparar. Não enfraqueça as pernas fazendo um aquecimento errado.

Alongamento estático

Em um estudo realizado na Universidade Estadual de Louisiana, o alongamento estático foi responsável por tornar os velocistas mais lentos. Um alongamento estático ocorre quando o corpo permanece imóvel enquanto você se alonga. Por exemplo, se você se sentar e endireitar uma perna, dobrá-la e mantiver essa posição por 30 segundos, estará alongando o tendão em um alongamento estático. Fazer alongamento passivo como esse tira a força das contrações musculares concêntricas. Essa falta de energia efetivamente tira o fôlego de suas velas e reduz sua velocidade.

Alongamento Dinâmico

O alongamento dinâmico, no entanto, pode melhorar seu tempo de sprint. Um exemplo de um alongamento dinâmico para o quadríceps é o retrocesso. Ao fazer o tipo de jogadas de pontapé alto que trazem os calcanhares altos o suficiente para chutar o traseiro, você está esticando seus quadris enquanto os mantém em movimento. Os resultados dos testes publicados no "Journal of Sports and Conditioning Research" provam que o alongamento dinâmico pode melhorar o desempenho em sprints de 20 metros. Mas não exagere. Essas melhorias foram registradas após um a dois conjuntos de alongamentos dinâmicos. Quando os velocistas fizeram três séries de alongamentos, sua velocidade diminuiu.

Alongamento estático após alongamento dinâmico

Mesmo depois do alongamento dinâmico, o alongamento estático ainda pode prejudicar seu desempenho. Enquanto você está esperando entre as corridas ou se recuperando entre os exercícios de sprint, não faça nenhum alongamento estático. Você pode ficar tentado a puxar as pernas para esticar seus quadris, mas resista ao impulso. Durante o estudo da LSU, descobriu-se que o alongamento estático após o alongamento dinâmico ainda pode fazer mais mal do que bem. Na verdade, o alongamento estático pode até mudar o seu estilo de corrida, tornando-o semelhante ao estilo de corrida de alguém que manca.

Alongamento Separado

Alongamento estático feito em dias em que você não está correndo pode melhorar sua habilidade de sprint aumentando sua flexibilidade. A flexibilidade é boa para o seu poder e velocidade. Você pode aumentar seu controle muscular e sua amplitude de movimento, realizando exercícios regulares de alongamento separados de seus eventos de sprint. Evite alongar-se em ambientes frios ou esticar demais os músculos além do ponto de conforto, ou você pode causar ferimentos. Não se esqueça de esticar a parte superior do corpo, bem como o inferior.