
Estar sobrecarregado e subestimado pode causar estresse no trabalho.
Você costuma sonhar em sair do seu escritório e se dirigir para a saída mais próxima, devido ao estresse do seu trabalho? Você não está sozinho. O estresse no trabalho pode fazer com que até mesmo o mais saudável e mais feliz dos trabalhadores queira se demitir, quando deixado sem controle. Enquanto algumas carreiras se prestam a ser mais estressantes do que outras, o estresse no trabalho pode ocorrer em qualquer tipo de trabalho.
Causas
O estresse no trabalho pode resultar de uma variedade de fatores. Para alguns, é a pressão de trabalhar muitas horas em um ambiente de trabalho desafiador ou de trabalhar com pessoas difíceis. Para outros, são estressores pessoais causados pela rotina diária de tentar encontrar equilíbrio no trabalho e na vida familiar. O estresse vem de muitas fontes, mas a maneira como os funcionários lidam pode diferir de uma pessoa para outra. O Inquérito sobre o Stress ao Trabalho do 2012 do Everest College revelou que 77 por cento de um grupo inquirido de 1,000 que trabalha com adultos experimentou regularmente stress no trabalho; com questões financeiras, longos deslocamentos, cargas de trabalho irracionais e medo de ser demitido, sendo as principais causas. Outros são enfatizados pela falta de oportunidades de avanço.
Magnitude
Um estudo do Instituto Famílias e Trabalho da 2008 destacou a quantidade de estresse que os trabalhadores enfrentam, indicando que até um terço dos funcionários sofrem de problemas relacionados ao estresse no trabalho - com 36 por cento perdendo o sono pelo estresse que experimentam a cada dia . Em um dia normal, todos os funcionários experimentam algum nível de estresse, seja originado de elementos externos, como clientes rudes ou tarefas de alta pressão, ou fatores internos, como falta de sono, preocupações financeiras ou doenças. O estresse tornou-se uma das principais causas de baixa produtividade no local de trabalho, absenteísmo excessivo e até violência no local de trabalho.
evidência
Há evidências que indicam que o estresse grave ou contínuo pode fazer com que funcionários felizes e produtivos deixem o emprego. A American Psychological Association conduziu uma pesquisa nacional de trabalhadores norte-americanos no 2007, que revelou que quase três quartos dos americanos listam o trabalho como uma fonte significativa de estresse ... metade afirmou que eles não usaram seu tempo de férias e até consideraram para um novo emprego por causa do estresse ”. Isso significa que, ao longo do tempo, os funcionários estressados experimentam tanta ansiedade que decidem simplesmente deixar seus empregos para fugir.
Pessoal de Retenção
Como empregador, é fundamental reconhecer sinais de estresse do empregado, como atrasos excessivos, ausência de trabalho não justificada, baixa moral e alta rotatividade, e tomar medidas para implementar programas de redução do estresse no trabalho. Isso pode ajudar a aumentar a retenção e a produtividade com a prática regular. Uma maneira de reduzir o estresse no ambiente de trabalho inclui oferecer um Programa de Assistência ao Empregado para que os funcionários falem confidencialmente sobre seu estresse com um conselheiro qualificado. Outras formas de reduzir o estresse dos funcionários podem incluir a promoção de uma cultura que inclua o reconhecimento regular de conquistas, o apoio dos colegas, o respeito por todos os funcionários e uma política de comunicação aberta.




