
Citotecnologistas e tecnólogos citogenéticos passam a maior parte do dia de trabalho no microscópio.
Perscrutar através de um microscópio não é a idéia de todo mundo de um bom tempo, mas se você tem esse tipo de curiosidade científica e atenção aos detalhes, você pode encontrar uma série de carreiras recompensadoras em cuidados de saúde. Por exemplo, os laboratórios de patologia usam pessoal especializado chamado citotecnologistas e tecnólogos citogênicos para detectar condições médicas por meio de anormalidades celulares. As duas disciplinas são diferentes, mas intimamente relacionadas.
Citotecnologistas
Definir o que é "normal" e o que não é é complicado para um psiquiatra, mas não para um citotécnico. Você será treinado para reconhecer a estrutura e a função típica das células de todo o corpo e reconhecer quaisquer anormalidades à vista. Você vê espécimes de células sob a ampliação poderosa de um microscópio, procurando sinais que indiquem câncer ou outras condições médicas. Quando você encontrar indicações de que uma célula está com defeito, anote suas descobertas para o patologista revisar. No caso de um simples teste de Papanicolau, você pode tomar a decisão final sobre a saúde de um paciente, mas caso contrário, você encaminhará seus slides e anotações para um patologista para revisão final.
Técnicos Citogenéticos
Os citotécnicos analisam as estruturas normais de uma célula em busca de sinais de condições médicas, mas, como tecnólogo citogênico, você olharia ainda mais fundo. Você estudará os cromossomos no DNA de uma célula, procurando características que indiquem irregularidades genéticas. Alguns marcadores genéticos indicam uma predisposição para doenças específicas, como o câncer de mama. Você pode até diagnosticar distúrbios genéticos, como Síndrome de Down, antes de a criança nascer. Como um citotecnólogo, você passará seus slides e anotações para um patologista ou outro médico para análise adicional.
Treinamento de Citotecnologista
Para se tornar um citotecnólogo, você precisa de um diploma de bacharel de uma universidade credenciada. Seu trabalho no curso deve incluir estatísticas ou outras formas avançadas de matemática, e você precisará de uma base sólida em química orgânica e biologia. Você também precisará se formar em um programa de citotecnologia aprovado pela Comissão de Acreditação de Programas Allied Health Education, ou CAAHEP. Isso pode ser tomado separadamente como um programa de certificação de um ano após o seu bacharelado ou integrado ao seu programa de bacharelado. Você não precisa ser certificado para trabalhar no campo, mas fazer o exame de certificação da American Society for Clinical Pathology pode ser uma boa mudança na carreira.
Treinamento Citogenético
Tornar-se um tecnólogo citogenético é um processo bastante semelhante. Você pode fazer um bacharelado e adicionar um programa de treinamento em citogenética credenciado pela Agência Nacional de Acreditação de Ciências de Laboratório Clínico. Alternativamente, você pode incorporar esse curso em seu diploma de bacharel, com ou sem especialização em ciências biológicas. Você também pode ganhar um mestrado ou doutorado em genética ou microbiologia, se você é ambicioso e quer ser o chefe algum dia. Para ser certificado em citogenética pelo ASCP, você precisará trabalhar por nove meses a um ano em um laboratório de citogenética credenciado e depois passar no exame de certificação.




