Um Dia Na Vida De Um Psicólogo Clínico

Autor: | Ultima Atualização:

O aconselhamento é um papel crítico do psicólogo clínico.

Um psicólogo clínico se reúne com pacientes e avalia condições de saúde mental e distúrbios de aprendizagem. Uma vez feito o diagnóstico, ela desenvolve um plano terapêutico, que pode incluir sessões individuais, familiares e em pequenos grupos. Ao trabalhar com crianças, o psicólogo clínico também trabalha com os pais para implementar programas de modificação comportamental.

Antes e depois das horas

Embora muito do dia típico de um psicólogo clínico seja gasto com pacientes, muitos profissionais começam cedo e trabalhar até tarde para acompanhar a pesquisa, anotações e redação de seus trabalhos. Os psicólogos típicos se engajam em uma série de atividades não relacionadas a pacientes, incluindo pesquisa, supervisão de ensino e prática para estudantes de doutorado, desenvolvimento de programas e defesa social para melhores benefícios de saúde mental para os pacientes. Os psicólogos geralmente publicam descobertas de pesquisas e estudos de caso em periódicos profissionais.

Avaliações

A maior parte do dia envolve sessões de uma hora com pacientes. A consulta inicial com um novo paciente é uma reunião de avaliação ou avaliação. Durante essas sessões, o psicólogo realiza avaliações escritas e verbais para diagnosticar a condição ou o problema de um paciente. Alguns psicólogos trabalham com crianças e as reuniões incluem o tempo com a criança, os pais e outras pessoas envolvidas na vida da criança. O objetivo dessas reuniões de avaliação é formular um plano de tratamento, se necessário

Terapia de Intervenção

O tratamento em psicologia clínica é geralmente referido como terapia de intervenção. A maioria das reuniões de pacientes em um determinado dia é para terapia de intervenção. Normalmente, o psicólogo passa a maior parte da sessão ouvindo um paciente discutir preocupações, descrever o progresso ou falar através de sentimentos. As terapias geralmente se enquadram em uma das três categorias - cognitiva ou mental, comportamental e emocional. No extremo, um psicólogo clínico pode ter um paciente internado em um estabelecimento de saúde mental. Em situações infantis ou familiares em que as crianças estão em perigo emocional ou físico, o cenário extremo é o envolvimento de serviços humanos ou serviços de proteção infantil.

Antecedentes

Dadas as pesadas responsabilidades da psicologia clínica, os requisitos de educação e treinamento são rigorosos. . Você precisa de um doutorado em psicologia clínica para aconselhar os pacientes. A American Psychological Association supervisiona o credenciamento de programas de psicologia universitária. Durante o programa de doutorado, os psicólogos clínicos recebem treinamento intensivo em aconselhamento e psicopatologia. Essas habilidades são o que distinguem amplamente um psicólogo clínico de um psicólogo acadêmico. Depois de atender aos requisitos educacionais, você pode obter uma licença, que é necessária para praticar psicologia clínica em todos os estados dos EUA.