As Saunas Podem Fazer Você Ficar Mais Dolorido Depois Dos Treinos?

Autor: | Ultima Atualização:

Bater na sauna depois do exercício pode aliviar a dor muscular.

O uso da sauna provavelmente não é o culpado quando se trata de incômodos exercícios pós-treino. dor. Embora o júri ainda esteja longe dos benefícios para a saúde, há várias ligações entre o uso da sauna e a diminuição da dor muscular, de acordo com Doug Linz, MD, ex-diretor médico do TriHealth Fitness & Health Pavilion em Ohio. Dor

As saunas produzem respostas fisiológicas, incluindo dilatação dos vasos sanguíneos na pele e aumento da circulação no coração. A entrega de sangue oxigenado aos músculos doloridos, combinada com o calor calmante da sauna, ajuda-os a relaxar depois de uma atividade física intensa. Segundo Linz, muitos indivíduos relatam que tanto a dor imediata quanto a tardia dos músculos são atenuadas por um período de descanso pós-exercício na sauna. Um relatório publicado na revista "Terapias Alternativas em Saúde e Medicina" destacou o relaxamento muscular, um nivelamento da atividade neuromuscular e melhora do funcionamento cardiovascular como benefícios de uma sessão de sauna tradicional. E, de acordo com o relatório, as sessões de sauna não precisam ser longas para serem efetivas. Na verdade, os especialistas recomendam limitar a exposição da sauna a 15 minutos ou menos por sessão.

Desidratação

Se você estiver combinando um programa de condicionamento físico com sessões breves em uma sauna, é essencial aumentar a ingestão de líquidos. A desidratação pode ser uma causa direta de cãibras e espasmos musculares. Não é incomum perder uma gota de suor enquanto está sentado na sauna, de acordo com a Harvard Medical School, cujos especialistas recomendam beber de dois a quatro copos de água depois da sauna.

Benefícios tradicionais da sauna

Outros estudos apóiam relatos de melhor circulação sanguínea e subsequente desempenho físico. Uma pesquisa publicada em 2011 e publicada na revista “New Scientist” descobriu que as saunas melhoraram a função cardíaca em indivíduos com insuficiência cardíaca crônica. A terapia da sauna ajudou os corações dos participantes a bombear mais sangue, o que por sua vez levou a uma maior capacidade de exercício. No entanto, os autores do estudo pediram cautela, observando que a terapia de calor deve sempre ser feita sob os cuidados de um médico, especialmente para aqueles com problemas cardiovasculares subjacentes.

Benefícios da sauna com névoa

As saunas de névoa combinam o calor das saunas tradicionais com uma fina névoa de condensação, e eles são caracterizados tipicamente em spas e, cada vez mais, algumas casas. Um estudo de 2012 no "Journal of Physiological Anthropology" examinou métodos de recuperação da fadiga muscular através do uso de terapias de calor, incluindo uma sauna de neblina. O estudo, que descobriu que a taxa de fluxo sanguíneo para a pele e as concentrações de oxigênio foram maiores após um período de banho de 10 minutos em uma sauna, concluiu que a sauna de neblina pode ser um meio eficaz de recuperação da dor pós-treino.

Mais mitos da sauna

Saunas são às vezes apontadas como um meio de livrar o corpo de toxinas que soam ameaçadoras, que alguns treinadores apontam como uma causa de dor muscular. De acordo com Rachel Vreeman, escritora médica que critica o mito, as saunas são uma excelente maneira de induzir a transpiração, mas o próprio suor é pouco mais do que água, sal e alguns eletrólitos. Em entrevista à revista “Fitness”, Vreeman observou que as glândulas sudoríparas da pele não estão envolvidas na eliminação de resíduos de toxinas do corpo, e um corpo saudável pode tipicamente se purificar sem qualquer ajuda externa.