Collie Nose Em Cães

Autor: | Ultima Atualização:

Bem, é nomeado para minha raça, mas outros cães podem adquirir isto.

A condição de pele conhecida como nariz de collie não é limitada a collies. Várias doenças podem causar essa maldade nasal. Se o nariz do seu cão ficar mais claro devido à perda de pigmento, ou se ele tiver feridas ou crostas, leve-o ao veterinário para diagnóstico e tratamento.

Dermatite Solar Nasal

Esse tipo de nariz é causado por excesso de sol. exposição, agravando-se durante o verão. Relativamente rara, essa dermatite causa inflamação e úlceras na pele do nariz, às vezes se estendendo até a ponte.

Lúpus Eritematoso Discoínho

Esta doença auto-imune geralmente afeta a face e o nariz do cão, ao invés de todo o corpo lúpus. O nariz do seu cão começa a perder pigmento, e então aparecem cascas e pele escamosa. A pele do nariz parece lisa, sem a textura típica. Seu cão desenvolve feridas subindo pela ponte do nariz até o focinho. Por causa da sensibilidade à luz, seu cão pode ser mais afetado no verão. Em alguns cães, outras partes do rosto também perdem pigmentação. As fêmeas tendem a ser mais afetadas que os homens. Dependendo da gravidade do problema, seu cão pode ou não ser incomodado pelo nariz de collie. Um tipo mais grave desta doença, o lúpus eritematoso sistêmico, também pode causar sintomas do nariz de collie, mas o focinho inteiro do seu cão fica encrustado e inflamado.

Pênfigo

Os distúrbios imunológicos pênfigo eritematoso e pênfigo foliáceo podem causar colo-tipo-nariz sintomas. Em ambas as doenças, o corpo ataca a camada externa da pele - a epiderme - resultando em feridas, espinhas e escamas. O pênfigo foliáceo é mais comum e se espalha por todo o corpo do cão. O pênfigo eritematoso geralmente aparece nos pés ou face.

Raças Afetadas

Seu cão com nariz de collie pode não ter uma gota de sangue de collie, mas a doença recebeu esse nome porque, embora não seja exclusiva de collies, eles. Os cães pastores das Shetland, que se parecem com miniaturas de collies, são freqüentemente afetados, mas raças variadas como o ponteiro alemão de pêlo curto, Brittany spaniel, pastor alemão e husky siberiano também têm uma alta incidência de nariz de collie. Essas são as raças mais suscetíveis, mas qualquer cão, de raça pura ou misto, é vulnerável.

Diagnóstico

Como os cães aflitos com colo nasal geralmente têm hemograma e urinálise normais, as biópsias de pele contêm as pistas do que está prejudicando o seu parceiro. Seu veterinário toma raspagens de pele das feridas para determinar a causa do nariz de collie, usando as culturas para encontrar bactérias ou fungos

Tratamento

O tratamento depende do diagnóstico do veterinário. Manter o seu cão longe do sol durante o tempo quente é a maneira mais fácil de evitar a exposição. Outros tratamentos comuns incluem a aplicação de protetor solar no nariz - não tão fácil quanto parece, já que seu cão provavelmente tentará lamber ou limpar. Seu veterinário pode prescrever antibióticos orais ou esteróides tópicos para áreas afetadas. Mesmo mudanças na dieta podem ajudar a condição, especialmente a suplementação com ácidos graxos ômega-3 ou vitamina E. Se esses tratamentos não resolverem o problema, seu veterinário pode prescrever esteróides orais, como a prednisona. Essa droga é geralmente usada, juntamente com outros esteróides e medicamentos, se o diagnóstico for pênfigo.