O Teorista Cognitivo Vs. Behaviorista

Autor: | Ultima Atualização:

Repreender comportamentos ruins é uma abordagem comportamentalista ao treinamento.

Cognitivismo e behaviorismo não são escolhas profissionais - são teorias sobre como as pessoas aprendem novas habilidades ou conceitos e quebram velhos hábitos. No trabalho, teorias como essa são consideradas no planejamento de programas de desenvolvimento gerencial e de liderança. Em outras partes do negócio, o behaviorismo é a base por trás dos programas de bônus para recompensar o bom desempenho, e os conceitos cognitivistas são usados ​​regularmente por equipes de resolução de problemas. Os gerentes individuais também podem tender para um ou outro em treinar, orientar ou repreender os funcionários.

Teorias cognitivistas no trabalho

As teorias de aprendizagem cognitivista concentram-se em como os aprendizes passam a entender novos conceitos. Durante as sessões de treinamento, os participantes recebem exemplos que conectam o que estão aprendendo ao que podem encontrar no trabalho. Fora da sala de treinamento, fluxogramas mostrando atividades passo a passo e vínculos de processo são usados ​​por funcionários e líderes para entender como as coisas funcionam ou devem funcionar durante um dia útil. Se o seu chefe adota uma abordagem cognitivista do gerenciamento, você pode esperar receber treinamento sobre como ter melhor desempenho e como interagir de maneira mais eficaz com os membros da equipe.

Teorias behavioristas no trabalho

Behaviorismo é sobre condicionar ou treinar pessoas para responder ou se comportar apropriadamente. Abordagens behavioristas de treinamento são baseadas em recompensa e punição. A ideia é reforçar o bom comportamento e desestimular o mau comportamento. O behaviorismo envolve uma causa e efeito observáveis: o comportamento é a causa e a recompensa ou punição é o efeito. Se seu chefe adotar uma abordagem comportamentalista para a administração, ela pode censurá-lo por fazer algo errado ou levá-lo para almoçar por fazer algo bem.

Diferenças

Um cognitivista teoriza que o modo como você se comporta influencia seu ambiente, enquanto um behaviorista diz que seu ambiente influencia como você se comporta. Com uma abordagem cognivista, você internaliza seu aprendizado para dar novos conceitos a um significado individual maior. Depois de obter insight suficiente, seu comportamento muda de acordo, assim como a maneira como você interage com o ambiente. Com uma abordagem behaviorista, esse processo é revertido. A maneira como você reage e interage com o ambiente causa mudanças na maneira como você pensa, incluindo suas atitudes e crenças.

Semelhanças

Seu local de trabalho pode se beneficiar de abordagens cognitivistas e behavioristas - cada uma aplicada em diferentes usos e cenários. Prêmios, bônus e outras formas de reconhecimento, que fornecem exemplos de teorias behavioristas de reforço, são poderosos motivadores. Comportamentos disruptivos no trabalho são às vezes melhor tratados com uma abordagem comportamental envolvendo reforço negativo, como reprimendas ou outras formas de punição distribuídas em ambientes privados para evitar a humilhação pública. Se você está buscando uma carreira gerencial, uma abordagem cognitiva em seu estilo de liderança pode oferecer as melhores oportunidades para desenvolvimento de carreira e crescimento pessoal.