Comportamento Do Gato Após Cirurgia

Autor: | Ultima Atualização:

Os efeitos da anestesia pós-cirúrgica e a dor podem fazer com que seu gato se comporte de maneira estranha e imprevisível.

Enviar seu melhor amigo peludo para a sala de cirurgia é estressante sob qualquer circunstância. Não sabendo o que esperar enquanto a recuperação do seu gatinho pode tornar isso ainda pior. Gatos em recuperação cirúrgica podem experimentar mudanças comportamentais temporárias. Saber quais são os perigos do sinal pode mantê-lo mais confortável.

Downed Kitty

Os comportamentos mais comuns dos gatos pós-cirúrgicos são o resultado de os anestésicos ainda passarem horas no sistema do seu gatinho. Seu gato pode estar sonolento, inativo, "fora disso" - em uma palavra, ela provavelmente está agindo drogada. Isto é geralmente porque ela é, o que é de se esperar, uma vez que os opiáceos são comumente usados ​​durante a cirurgia. Ela também pode mostrar perda de apetite, devido à mesma náusea relacionada à anestesia que você provavelmente já experimentou se já passou pela faca. A maioria dos gatos dorme em 12 a 24 horas

Amped Up

Uma reação pós-cirúrgica mais alarmante é quando seu gatinho se torna selvagem ou agressivo. Isso é mais comum em lares com vários gatos. Esses gatos podem estar desorientados da anestesia, fazendo com que fiquem chateados e agressivos. Seu comportamento instável pode fazer com que outros animais de estimação em casa se voltem contra eles, aumentando a agressão. O odor persistente de anti-sépticos (para não falar de animais estranhos e pessoas do consultório do veterinário) pode prejudicar ainda mais o seu gatinho e outros animais de estimação em sua casa, levando a um comportamento mais anti-social. Este resultado potencial é uma das razões que seu veterinário provavelmente lhe pediu para manter seu gato pós-operatório separado de outros animais de estimação durante sua recuperação.

Quando se preocupar

A dor excessiva pode causar uma série de comportamentos estranhos em seu melhor amigo . A agressão incomum é um possível sinal de dor, mas a retirada é extrema. Um gato que está sentado curvado, mantém a cabeça abaixada e os olhos cortados, não sai do porta-celular ou está se escondendo muito provavelmente com dor severa, especialmente se ela acabou de passar por uma cirurgia abdominal (incluindo um spay). Este gato deve receber medicação para dor o mais rápido possível. Alguns gatos lambem incessantemente suas incisões, tentando afastar a dor - ou os grampos cirúrgicos -. Estes gatinhos geralmente precisam usar uma gola cônica ("e-collar" ou "colar elizabetano") para evitar a auto-mutilação. Gatinhos que foram esterilizados enquanto estavam no cio ainda cheiram como garotas sexy para garotos gatos - e acasalar com um deles pode ser uma ameaça à sua gatinha nesta condição. Mantenha a sua namorada longe dos cavalheiros, mas se você suspeitar que um encontro aconteceu, leve-a ao veterinário imediatamente. Um gatinho que ainda esteja letárgico ou agindo deprimido mais de 48 horas após qualquer cirurgia pode estar sofrendo de uma infecção de ferida cirúrgica e deve consultar um veterinário imediatamente.

Cuidados posteriores

Gatinhos que saem da cirurgia precisam de um lugar tranquilo e confortável para descansar e se recuperar - sem emoção e sem abraçar até que eles estejam se movendo, comendo e agindo normal novamente. Mantenha seu gato de recuperação quente, quieto e seco, com uma cama macia, bastante água limpa e pequenas quantidades de sua comida favorita. Certifique-se de que ela receba medicamentos prescritos a tempo, mas, caso contrário, permita que ela durma sem perturbações pelos próximos dois dias.