Carbo Vs. Digestão De Proteínas

Autor: | Ultima Atualização:

A digestão de carboidratos e proteínas compartilha semelhanças e diferenças.

Carboidratos e proteínas são os dois principais nutrientes fornecidos pelos alimentos que você ingere. Antes que seu corpo possa se beneficiar, no entanto, seu sistema digestivo deve processá-los em componentes úteis. A digestão de carboidratos e proteínas compartilha algumas semelhanças gerais, mas também certas diferenças. Entender como esses processos funcionam pode aumentar o seu conhecimento geral sobre nutrição.

Propósito

O objetivo principal da digestão de carboidratos é decompor os açúcares e amidos que você come para que seu corpo possa usá-los para alimentar as atividades. Embora você também possa usar proteínas e gorduras como fontes de energia, os carboidratos oferecem a maneira mais direta de fornecer combustível para as células. Por outro lado, a digestão de proteínas serve para reduzir as grandes moléculas de proteína nos alimentos que você consome até seus componentes individuais, ou aminoácidos. O pool de aminoácidos resultante da digestão de proteínas então se transforma em novas proteínas que seu corpo fabrica quando você precisa delas.

De boca a estômago

A digestão de carboidratos começa em sua boca assim que o cracker, pedaço de pão ou bocado de arroz mistura-se com saliva. Uma enzima conhecida como amilase salivar começa a quebrar moléculas de amido, formadas por uma cadeia de açúcares chamada glicose, em fragmentos menores. Quando esses fragmentos chegam ao seu estômago, o ácido do estômago continua o processo. A digestão de proteínas, por outro lado, inicia-se apenas quando os alimentos ricos em proteínas atendem o ácido do estômago. Aqui, tanto o ácido quanto uma enzima ativada por ácido chamada pepsina começam a dividir as grandes moléculas de proteína em pedaços menores conhecidos como peptídeos.

Estômago no Intestino Delgado

Do estômago, alimentos parcialmente digeridos se movem para o intestino delgado. Seu pâncreas também desempenha um papel aqui, secretando um tampão para neutralizar o ácido gástrico forte e mais enzimas para continuar a digestão de carboidratos. Além disso, o intestino delgado libera enzimas que digerem carboidratos, com o efeito líquido de todos os açúcares e amidos que você consumiu convertendo em simples moléculas de açúcar, prontas para serem absorvidas pela corrente sangüínea. Da mesma forma, as proteases - as enzimas necessárias para completar a digestão de proteínas - vêm do pâncreas e do intestino delgado, e funcionam para extrair aminoácidos individuais das moléculas peptídicas para que também possam entrar na corrente sanguínea.

Considerações

outro tipo de carboidrato dietético; no entanto, este carb não é digerível. Fibra contém a carb celulose, e seu corpo não tem a enzima digestiva necessária para quebrar essa molécula em uma forma utilizável. Ainda assim, a fibra é uma parte importante de uma dieta saudável e equilibrada, pois ajuda a regular o sistema digestivo e pode proteger contra algumas doenças, como o câncer de cólon.