
Uma caixa de areia imaculada é a chave para um gatinho feliz.
Não são muitas as coisas mais frustrantes que a diarréia nos felinos. Além da visão dolorosa de ver o seu fluffball doente, a limpeza de acidentes do banheiro pode ser um pesadelo - especialmente fora da caixa de areia. Muitos fatores diferentes podem causar diarréia, desde mudanças na alimentação até reações à medicação.
Caixa de areia suja
Uma caixa de areia suja não fará com que seu gato tenha diarréia, mas pode ser a razão pela qual seu gato parou de usá-lo em primeiro lugar. Gatos são conhecidos por serem criaturas naturalmente limpas, e muitas vezes ficam com o nariz em caixas de areia que simplesmente não foram limpas o suficiente. Não se esqueça - o seu gatinho tem um olfato muito mais apurado do que você. Não é de surpreender que ela não queira ficar confinada a uma caixa de areia nojenta. Mesmo que uma caixa de areia menos do que meticulosa não traga uma dor de estômago em seu animal de estimação, ela pode causar acidentes de carpete na sala de estar infelizes e nojentos - ugh. Seja seguro e certifique-se de limpar completamente a caixa de areia do seu gato pelo menos uma vez por dia.
Questões dietéticas
Uma vez que você descartou uma caixa de areia, considere outros fatores que podem estar causando o desconforto da barriga do seu gatinho. Fatores dietéticos são culpados muito comuns por trás da diarréia felina. Mudanças repentinas na dieta podem ser difíceis para o delicado sistema digestivo de um gato, muitas vezes resultando em fezes aquosas. Se você planeja alimentar seu gato com uma marca diferente de alimentos úmidos, por exemplo, faça a troca de maneira lenta, constante e gradual. Não há necessidade de apressar e deixar seu pobre gato doente.
Os gatos também são incapazes de digerir a lactose, o que significa que os produtos lácteos são um grande não causador de diarréia.
Seu gato também pode ter comido algo estragado por acidente. Talvez você tenha deixado uma lata de frango molhado e atum por muito tempo. Talvez o travesso entrou no lixo e encontrou um pedaço de frango de dias atrás.
Também investigar a possibilidade de intolerância alimentar em seu felino, seja a ovos, peixe ou qualquer outra coisa. Quando o corpo de um gato simplesmente não tolera um certo tipo de alimento, a diarréia é um dos sintomas predominantes.
Veterinária
Nunca hesite em levar o seu fluffball ao veterinário, uma vez que você notar sintomas de diarréia desconfortáveis. O problema do seu animal de estimação pode não ser algo que uma dieta adequada ou uma caixa de areia limpa podem resolver. A diarréia é um sintoma de uma variedade de problemas e condições médicas, incluindo doença inflamatória intestinal, infecção bacteriana, vermes tóxicos, doença renal, doença hepática, linfoma ou até mesmo bolas de pêlo. Em alguns casos, a diarréia também pode ser uma reação ruim a um remédio que seu gato esteja tomando. Em qualquer caso, procure atenção veterinária para o seu gato - quanto mais cedo melhor.
Sintomas de emergência
Esteja atento a sinais potencialmente perigosos de diarreia felina. Se seu gato está passando por fezes aquosas que são especialmente escuras ou que contêm sangue, procure assistência médica de emergência para ela o mais rápido possível. Também preste atenção a outros sinais urgentes, incluindo apetite reduzido, febre e exaustão incomum.




