A Resposta Do Corpo Ao Exercício Anaeróbico

Autor: | Ultima Atualização:

O treinamento de resistência anaeróbica pode ajudar a remover gordura.

Exercício anaeróbico é qualquer atividade que não requer o uso de oxigênio. Normalmente, o exercício anaeróbico abrange treinamento com pesos, exercícios aeróbicos de alta intensidade, como corridas de velocidade e quaisquer outras formas curtas, intensas e intensas de exercício. Embora muitas mulheres optem automaticamente por exercícios aeróbicos, como correr ou nadar, quando tentam perder peso, o exercício anaeróbico pode ser igualmente benéfico e tem muitos benefícios ocultos.

Sistemas de energia anaeróbica

O treinamento de força é considerado um exercício anaeróbico. Ao levantar pesos, seu corpo usa dois sistemas de energia diferentes. O fosfato de adenosina trifosfato-creatina, ou sistema ATP-CP, usa os depósitos de ATP do seu corpo para fornecer energia. Esse sistema de energia é o primeiro usado durante qualquer atividade e é proeminente em atividades altamente explosivas que exigem esforço máximo de força, como saltar o mais alto possível, ou realizando de uma a cinco repetições pesadas em qualquer exercício. Como este sistema dura apenas seis a 10 segundos, o próximo sistema de energia a ser acionado é o sistema glicolítico. Isso usa carboidratos como seu principal combustível e dura 20 para 60 segundos - um ótimo exemplo sendo um sprint 200-medidor.

Queima de gordura

Um mito comum dentro da indústria de treinamento é o da zona de queima de gordura. A premissa é que sessões longas e lentas de treinamento aeróbico realizadas em um ritmo cardíaco mais baixo fazem com que seu corpo queime mais gordura, o que é uma das razões pelas quais as mulheres muitas vezes são aconselhadas a manter atividades cardiovasculares. Isso não é correto, no entanto, a treinadora de força de reivindicações, Rachel Cosgrove, em seu artigo "The Final Nail no Cardio Coffin". Embora uma porcentagem maior das calorias que você queima possa vir de gordura quando se treina em baixa intensidade, o exercício anaeróbico de alta intensidade na verdade queima mais calorias no geral. Atividades anaeróbicas como o levantamento de peso também têm um efeito poderoso no seu metabolismo, de acordo com o Dr. Len Kravitz, da Universidade do Novo México. Exercício anaeróbico dá um impulso muito maior do metabolismo do que o treinamento aeróbico, o que significa que você continua a queimar calorias e gordura depois de terminar sua sessão.

Saúde

Apesar do fato de algumas pessoas considerarem que as atividades de treinamento anaeróbico, como levantamento de peso e corrida, são mais arriscadas, atividades mais avançadas e exercícios de alto impacto podem ser extremamente benéficos. O treinamento com pesos não apenas constrói músculos, mas também fortalece seus ossos e articulações, reduz o risco de artrite e evita lesões, de acordo com MayoClinic.com. O cardio anaeróbico aumentará seus níveis de condicionamento físico e proporcionará um desafio bem-vindo se você estiver mais habituado ao trabalho em estado estacionário também.

Considerações

O trabalho anaeróbico deve ser realizado em intensidade quase máxima. Ao levantar pesos, escolha uma carga pesada que possa ser levantada com segurança e execute conjuntos de três a cinco repetições para trabalhar com o seu sistema ATP-PC, ou passe ligeiramente mais leve por cinco a 15 para treinar o sistema glicolítico. Realize cardio anaeróbico em um estilo de intervalo - 15 para 45 segundos na intensidade total, seguido de um a dois minutos em intensidade menor. O exercício anaeróbico pode ser muito exigente, por isso vale a pena manter uma ou duas sessões aeróbicas mais leves em seu programa a cada semana, também, para aumentar a queima de calorias sem cansar-se.