Trate a cauda machucada adequadamente para que seu amigo possa abaná-la novamente.
O rabo do seu cão é parte de sua personalidade, como o sorriso de uma pessoa. Lesões variam de problemas menores que você pode tratar-se de emergências que exigem uma visita ao hospital de animais. Se o seu cão parece estar sangrando muito na cauda, leve-o ao veterinário, mas não entre em pânico.
feridas
Como há muito fluxo sanguíneo para a cauda, até feridas menores podem sangrar muito. Se o seu cão sofrer uma pequena ferida na cauda, lave-o suavemente com um sabonete anti-bacteriano. Você pode ter que amordaçar-lo para evitar que ele morda ou interfira em seus esforços. Se for uma ferida de mordida, leve-o ao veterinário para um reforço de tiro para a raiva. Leve-o também ao veterinário se a ferida parecer grave após uma inspeção minuciosa. Se for superficial, depois de lavar e enxaguar, coloque pomada antibiótica sobre ela e enfaixe suavemente. Coloque um colar elizabetano sobre ele para que ele não mastigue a bandagem. Alternativamente, coloque uma maçã amarga ou uma substância semelhante, segura mas de sabor ruim, ao redor da ferida. Mude o curativo todos os dias até que ele se cure. Se a infecção se instalar, entre em contato com o veterinário.
Localização
Se a lesão ocorrer perto da base da cauda, mais próxima de seu corpo, leve seu cão ao veterinário. Músculos perto da base da cauda o ajudam na defecação e micção, portanto, qualquer lesão nessa área pode levar à incontinência se não for tratada prontamente e adequadamente. Lesões na ponta da cauda geralmente não são um alerta vermelho.
Cauda quebrada
Como uma perna quebrada, um veterinário deve definir corretamente e splint uma cauda quebrada. Não tente isto em casa. Se você suspeitar de uma cauda quebrada, leve seu cão a um veterinário de emergência de uma só vez. Uma vez definido, o veterinário provavelmente colocará um colar elizabetano em seu cachorro para que ele não consiga pegá-lo. Uma cauda gravemente quebrada pode exigir amputação.
Cauda Limber
Também conhecido como rabo torcido, suspeite dessa condição se seu cão parar de abanar o apêndice e parecer desconfortável. Também pode ser óbvio que algo está errado - a cauda pode simplesmente ficar solta. Seu cão pode não querer se deitar ou sentar. A cauda flexível geralmente resulta do esforço excessivo, portanto, se o seu cão tiver uma longa corrida com você e estiver fora de forma, essa é uma possibilidade. Leve o seu cão ao veterinário para uma investigação completa e diagnóstico. Descanso e antiinflamatórios geralmente curam o problema em uma semana.