7 Tipos De Exercícios De Alongamento

Autor: | Ultima Atualização:

Escolher um estilo de alongamento adequado ao seu corpo ajudará a mantê-lo flexível e livre de lesões.

O alongamento é importante para manter os músculos longos e soltos. Idealmente, você deve alongar-se depois de se aquecer com algum exercício leve para alongar os músculos aquecidos, o que ajuda a prevenir lesões. Mas não há "tamanho único" quando se trata de alongamento. Existem sete tipos primários de alongamento, cada um dos quais ajuda pessoas diferentes de flexibilidade e necessidades variadas

Estática

O alongamento estático é o tipo de alongamento mais comumente usado, e é considerado um dos mais seguros por causa do relativamente baixo alongamento. níveis de tensão necessários. Com esse estilo de alongamento, você estica um músculo ou grupo de músculos até seu ponto mais distante, mantendo a posição por 30 a 60 segundos. Quando você segura um alongamento estático, deve sentir um leve puxão no músculo ou grupo muscular que está alongando, mas não deve sentir dor.

Passivo

O alongamento passivo é semelhante ao alongamento estático, a diferença é que , com alongamento passivo, você não fornece força para alongar um músculo. Em vez disso, um parceiro de alongamento ou aparelho externo faz. Por exemplo, fazer as divisões é considerado alongamento passivo, já que o chão funciona como o aparelho, ajudando a alongar os músculos da perna e da virilha. Um parceiro empurrando a perna esticada para trás enquanto você está deitado de costas seria outro exemplo de alongamento passivo.

Dinâmica

Os movimentos controlados das pernas e braços do alongamento dinâmico ajudam você a empurrar seus músculos suavemente até os limites sua amplitude de movimento. No alongamento dinâmico, não há saltos ou movimentos rápidos; são movimentos lentos e controlados, como batidas suaves nas pernas, braços balançados ou torções no tronco. O alongamento dinâmico pode ajudar a melhorar sua flexibilidade, e o estilo é eficaz como parte de um aquecimento antes de um treino ativo de maior energia - ou até mesmo para relaxar.

Balístico

O alongamento balístico é semelhante ao alongamento dinâmico. Mas o alongamento balístico empurra os músculos além da amplitude normal de movimento. Esse estilo de alongamento envolve movimentos saltitantes ou repuxantes para se forçar a uma posição alongada. Por exemplo, um alongamento dinâmico estaria repetidamente em direção aos dedos dos pés para alongar os tendões. Alongamento dinâmico não é tão eficaz quanto outros estilos de alongamento, e também pode aumentar suas chances de forçar ou rasgar um músculo

Ativo Isolado

Ativo Alongamento isolado, também conhecido como AI alongamento, requer que você assuma e mantenha uma posição com apenas a ajuda da sua força muscular natural. Por exemplo, trazer sua perna esticada para cima no ar enquanto em pé é considerado um alongamento artificial. Quando um músculo se contrai, o músculo oposto relaxa, resultando em um melhor alongamento. Alongamentos AI podem ser desafiadores, então você não precisará segurar um alongamento como esse por mais de 10 a 15 segundos.

Isométrico

O alongamento isométrico é um tipo de alongamento estático durante o qual a tensão é desenvolvida sem contração do alongamento. músculo. Isto é conseguido colocando um músculo em uma posição esticada, depois resistindo ao alongamento isometricamente, normalmente com a ajuda de um parceiro ou de um aparato externo. Um exemplo de alongamento isométrico seria ter um parceiro segurando sua perna enquanto tentava forçar sua perna para baixo.

Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva

Estimulação Neuromuscular Proprioceptiva - que é geralmente, e felizmente, encurtada para o alongamento FNP - é menos de um estilo de alongamento e mais de uma técnica combinando alongamento passivo e isométrico, a fim de atingir a máxima flexibilidade. Tipos de alongamento FNP incluem segurar-relaxar, contrair-relaxar e iniciação rítmica. Originalmente desenvolvido como um método de reabilitação de vítimas de AVC, o alongamento FNP tornou-se desde então um tratamento comum e popular entre muitos fisioterapeutas e outros profissionais de lesões esportivas.