Por Que Demora Tanto Para Abrir Os Olhos De Um Filhote De Cachorro?

Autor: | Ultima Atualização:

Filhotes recém-nascidos nascem com as orelhas e os olhos fechados.

Filhotes não têm dois sentidos ao nascer: visão e audição. Leva um mínimo de 10 dias a duas semanas para os dois sentidos finais se desenvolverem. Embora a falta de visão e audição possa parecer estranha aos seres humanos, os filhotes se desenvolvem de uma maneira vantajosa para suas espécies.

Aparência

Filhotes recém-nascidos têm pouca semelhança com cães adultos. Eles têm cabeças enormes com focinhos pronunciados adequados para amamentação. Suas pernas são curtas e possuem apenas poder suficiente para transportar seus corpos pelo chão ou pelo chão. Filhotes recém-nascidos não suportam. Nem eles podem ouvir; seus canais auditivos permanecem selados. Finalmente, eles não podem ver porque suas pálpebras também estão seladas. Filhotes recém-nascidos são totalmente indefesos e precisam ficar perto da mãe e dos irmãos para se manterem aquecidos.

Cães como Predadores

De acordo com Stanley Coren, Ph.D., esse desamparo faz perfeito sentido evolutivo. Os herbívoros recém-nascidos emergem completamente funcionais após as longas gestações de suas mães, porque eles têm que ser capazes de correr com o rebanho, em parte para escapar de predadores. No entanto, gestações prolongadas interfeririam na capacidade dos predadores de caçar e sobreviver. Filhotes continuam a se desenvolver depois de deixar o ventre de suas mães, porque isso é do melhor interesse da espécie canina em termos de sobrevivência.

O sistema nervoso

Os sistemas nervosos centrais dos filhotes são formados incompletamente quando nascem. Os cérebros, medula espinhal e nervos estão todos presentes em seus corpos, mas os nervos não podem transmitir impulsos elétricos de maneira eficiente, porque eles ainda não foram revestidos com mielina suficiente. A mielina é a camada gordurosa que transporta mensagens ao longo dos nervos. Em filhotes normais e saudáveis, o processo de mielinização leva várias semanas, após as quais os filhotes podem fazer movimentos mais propositais.

Desenvolvimento Ocular

Os nervos ópticos dos filhotes estão se desenvolvendo juntamente com o restante do sistema nervoso central, tornando-os muito sensíveis à luz. Além disso, os próprios olhos ainda estão se formando atrás das pálpebras. As pálpebras lacradas protegem os nervos e membranas dos delicados órgãos contra riscos como luz ou cascalho. Uma vez que os olhos tenham amadurecido completamente, as pálpebras dos filhotes começam a se abrir. Por essa razão, é extremamente importante deixar os olhos de um filhote se abrirem sozinhos, em vez de tentar apressar o processo e forçá-los a abrir.