Por Que Gatos Como Seus Machucados São Esfregados?

Autor: | Ultima Atualização:

Que acariciar e coçar é bom.

Você pode notar que seu gatinho gosta de ser coçado em seu queixo e em volta de sua cabeça. Seu queixo tem muitas glândulas odoríferas para marcá-lo e é um ponto que ela não pode limpar facilmente a si mesma, e é por isso que ela gosta de um bom arranhão de você.

Feromônios Felizes

Seu gatinho tem glândulas localizadas em seu queixo, e é por isso que você pode notá-la esfregando-a em qualquer coisa e tudo ao seu redor. Essas glândulas odoríferas produzem um feromônio natural que seu gatinho usa para marcar o território e outros animais de estimação com um aroma calmante. Enquanto humanos não podem cheirar este cheiro, seu amigo peludo usa-o como uma forma de identificar membros de sua família, incluindo você, de acordo com a Universidade de Illinois na Faculdade de Medicina Veterinária de Urbana-Champaign. Coçando o queixo dela, esses feromônios entram na sua mão e ela pode sentir o cheiro deles enquanto você passa um tempo com ela, criando uma experiência de união relaxante.

É bom

Coçar-se no queixo do seu gatinho é muito bom seu amigo peludo. Tenha em mente que quando ela se prepara, as únicas manchas que ela não pode lamber com sua língua texturizada estão no rosto e na cabeça. Enquanto ela limpa essas áreas, assim como ela pode com suas patas, tendo você tocar essas áreas se sente como outro gatinho enfeitando-a. Isso também pode lembrá-la de ser cuidada por sua mãe como um filhote. De qualquer forma, é extremamente relaxante, e a maioria das gatas parece gostar do contato na área do queixo. Na verdade, uma massagem agradável com gatos deve incluir arranhões sob o queixo e orelhas, de acordo com VetInfo.

Catne

Às vezes, as glândulas sebáceas no queixo do seu gatinho podem ficar hiperativas, levando à acne, também conhecida como " catne, "assim como nas pessoas. Este acne provoca solavancos e até infecções da área do queixo que podem se tornar coceira. Seu pobre felino cheio de acne pode vir até você implorar por um arranhão no queixo, esfregando o queixo e a cabeça na mão. Se o queixo do seu gatinho parece oleoso e esburacado, dê uma olhada para ver se a acne pode ser a culpada, de acordo com o Feline Advisory Bureau. Você também pode notar alguns cravos e inchaços vermelhos na base do queixo. Para tratar a acne felina de seu amigo peludo, evite arranhar a área e leve seu gatinho ao veterinário para um exame.

Passando tempo com a Kitty

O coçar do queixo não é apenas bom para o seu amigo peludo, mas permite que os dois de vocês se unirem uns aos outros. Por esta razão, você pode achar que seu gatinho vem regularmente para um arranhão no queixo e algum tempo de qualidade com você. Enquanto a maioria dos gatinhos gostam de ser acariciados e esfregados sob o queixo, observe o seu amigo peludo em busca de sinais de aborrecimento ou agressão, como a cauda chicoteando ou rosnando. Alguns gatinhos só estão abertos a sessões curtas de carícias porque podem ficar incomodados com carícias repetitivas, mesmo que a princípio pareça prazeroso, recomenda a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais.