Onde Está O Sódio Encontrado Em Um Ovo?

Autor: | Ultima Atualização:

Os ovos são naturalmente com baixo teor de sódio.

Os nutricionistas raramente têm uma palavra gentil a dizer sobre sódio, em grande parte porque o americano médio consome demais isto. O sódio não é um demônio total da dieta, no entanto - você realmente precisa de uma pequena quantidade a cada dia para manter a pressão arterial normal e manter os líquidos e minerais equilibrados por todo o corpo. Embora o sódio seja encontrado em uma grande variedade de alimentos, a maioria das fontes naturais - incluindo ovos - contém quantidades relativamente baixas

Teor de Sódio

Segundo o Departamento de Agricultura dos EUA, um ovo cozido fornece 80 calorias e 60 miligramas de sódio, ou menos de 3 por cento do valor diário. Os ovos são considerados alimentos com baixo teor de sódio porque fornecem menos de 5% do valor diário de sódio, ou 120 miligramas, por porção. Quase 90% do teor de sódio de um ovo está em seu branco - o branco não cozido de um ovo grande tem cerca de 55 miligramas de sódio, de acordo com o USDA. Com menos de 10 miligramas de sódio, uma única gema de ovo grande é praticamente isenta de sódio.

Fontes alimentares

O sódio é uma parte tão predominante da dieta americana que provavelmente é difícil para a maioria das pessoas nos Estados Unidos provar quantidades baixas de sódio natural. Você obterá a mesma quantidade de sódio de uma batata-doce de tamanho médio, uma porção de 1 xícara de feijões-de-lima frescos ou uma xícara de repolho chinês cozido, como se fosse uma grande clara de ovo. Segundo a American Dietetic Association, as fontes naturais representam apenas 10% do sódio consumido pelos americanos todos os dias. Os alimentos processados, por outro lado, tendem a ser relativamente ricos em sódio. Um biscoito de chocolate caseiro, um único pacote de ketchup, uma lata de 12 onças de soda de uva e 1 colher de sopa de homus comprados em loja também contêm aproximadamente a mesma quantidade de sódio que uma clara de ovo grande.

Diretrizes de ingestão

Diretrizes adequadas de ingestão sugerem que adultos saudáveis ​​e moderadamente ativos que ingerem cerca de 1.500 miligramas de sódio por dia terão o suficiente para repor qualquer perda de sódio pela transpiração. Esta recomendação também serve para ajudar a garantir uma dieta saudável, já que o sódio é uma parte natural de muitos alimentos nutritivos. De acordo com o Instituto Linus Pauling da Universidade do Estado do Oregon, os adultos que consomem mais de 2.300 miligramas de sódio por dia têm um risco maior de desenvolver pressão alta. Embora a hipertensão arterial seja uma das principais causas de derrame e doenças cardíacas, o americano médio consome cerca de 3.300 miligramas de sódio por dia. Mais de 75% desse sódio pode ser atribuído a alimentos processados.

Considerações

Manter o controle do sódio em sua dieta é uma boa maneira de manter a pressão arterial sob controle e reduzir o risco de doença cardíaca. Se os ovos são uma parte regular da sua dieta, no entanto, tenha em mente que os pesquisadores não têm uma visão completa de como os ovos afetam a saúde cardiovascular. De acordo com MayoClinic.com, um estudo de 2012 publicado na revista "Aterosclerose" concluiu que as gemas causam quase o mesmo grau de dano às artérias que fumar cigarros. De acordo com o estudo, o dano arterial associado às gemas de ovos é mais significativo para aqueles que já estão em risco de desenvolver doenças cardíacas. Se você tem pressão alta, colesterol alto, está acima do peso ou tem um histórico genético de doença cardíaca, portanto, você pode optar por claras de ovos com ovos inteiros.