O Que O Q Representa No Final De Um Símbolo De Ações?

Autor: | Ultima Atualização:

Comprar uma ação com um "Q" após a sua listagem é uma verdadeira aposta

A "Q" no final de um símbolo de ações significa que a empresa que emite a ação está em processo de falência. A falência permite que uma empresa se reorganize reestruturando suas dívidas, e que a reestruturação geralmente inclui o cancelamento de qualquer ação emitida antes ou durante a falência. Os investidores que possuem ações em empresas falidas não recebem ações em suas empresas sucessoras reorganizadas, portanto qualquer ação com um "Q" após sua listagem é um investimento muito arriscado.

Falência corporativa

Uma empresa vai à falência porque não pode atender suas exigências aos credores; em outras palavras, não pode pagar suas contas. Quando a empresa não é mais capaz de produzir bens e serviços, ela vai à falência nos termos do Capítulo 7 do Código de Falências dos EUA. Nesses casos, todos os ativos são vendidos e a empresa sai do mercado. O Capítulo 11 é a outra opção disponível para a falência corporativa e permite que as empresas se reorganizem. Ações com "Q" após suas listagens serem ações de empresas no capítulo 11 da falência.

Mecanismo e riscos

As ações em empresas falidas continuam a ser negociadas durante o processo de falência, pois o tribunal pode levar meses ou mesmo anos para aprovar o Capítulo 11 planos de reorganização. Essas ações são geralmente negociadas como "folhas cor-de-rosa" sem receita e não estão sujeitas aos mesmos regulamentos que as ações negociadas em bolsas organizadas. O mercado de ações de empresas falidas é muitas vezes artificial. Corretores inescrupulosos criam a demanda ao girar rumores de que as ações manterão o valor ou serão substituídas por ações da empresa reorganizada. Os negociantes compram essas ações com base em um aumento no preço que não reflete qualquer aumento no valor.

Recompensas

É possível para um negociante de curto prazo fazer um lucro pequeno e rápido se uma ação falida subir em preço e ele é capaz de vendê-lo antes que o preço caia novamente ou antes que a ação não seja mais negociada. As ações falidas não são mais negociadas depois que o tribunal aprova o plano de reorganização. A empresa reorganizada pode, em casos raros, conceder algumas de suas novas ações a ex-acionistas de seu antecessor. Esse estoque pode valer mais do que o preço pelo qual suas ações são negociadas no status "Q". No entanto, de acordo com um artigo de maio de 2011 da "Bloomberg BusinessWeek", apenas quatro das 41 empresas que faliram entregaram qualquer valor de qualquer tipo aos acionistas quando eles se reorganizaram.

Uma alternativa

Uma vez reorganizada, pós- estoque de falência se torna disponível, qualquer investidor pode comprá-lo. Alguns investidores evitam empresas reorganizadas devido ao desempenho passado de seus antecessores, mas essas ações podem aumentar em valor se a entidade reorganizada conseguir reconstruir seus negócios anteriores. Eles também podem ganhar valor se as empresas reorganizadas forem adquiridas por outras empresas. No entanto, nem todas as empresas reorganizadas são bem-sucedidas e, antes de comprar ações em qualquer empresa, recomenda-se uma pesquisa completa.