O Que Você Pode Fazer Para Ajudar A Manter Um Cão Mordendo O Topo Da Pata Dela?

Autor: | Ultima Atualização:

Inspecione a pata do seu cão se ela sempre morder a mesma.

Talvez você nunca seja tentado a roer seu pé, mas seu cão pode ter uma boa desculpa para morder o topo de sua pata. Converse com seu veterinário para determinar se é uma alergia, uma infecção, um tédio ou algo totalmente diferente, já que a causa determina a melhor forma de parar o comportamento.

Confira a pata

Se o seu cãozinho continuar mordendo a mesma pata, é provável que exista um problema específico. Isso pode significar uma infecção em algum lugar, incluindo o leito ungueal, ou pode indicar uma lesão, um carrapato ou algum tipo de problema dermatológico. Dê uma boa olhada na pata em questão e verifique se há descoloração, sangramento ou corrimento, inchaço, pequenas manchas pretas, um objeto estranho preso, uma erupção cutânea ou uma mancha seca e outras anormalidades. Tende a qualquer problema que você encontrar - seja com uma ferramenta de remoção de carrapato, um aplicativo anti-coceira ou antibiótico tópico, ou outro remédio recomendado pelo seu veterinário.

Considere alergias

A mordida da pata é, na maioria das vezes, um problema relacionado à coceira no seu cão, e isso, por sua vez, muitas vezes significa alergias. Pode ser uma alergia alimentar, uma alergia ambiental ou uma dermatite de contato. Erupção cutânea, urticária, vermelhidão, inchaço, secura e outros sintomas da pele são pistas. Converse com seu veterinário sobre a possibilidade. Se ele suspeitar de alergias alimentares, ele vai elaborar uma dieta de exclusão para o seu cãozinho para descobrir o ingrediente problemático. Ele pode executar testes de sangue ou pele para verificar se há alergias também. Uma vez identificado, evite o alérgeno para que seu cão pare de coçar e morde a pata. Seu veterinário também pode sugerir o uso de produtos tópicos para aliviar a coceira, a secura e outras irritações associadas às condições alérgicas da pele. Se nenhum alérgeno for identificado, peça ao seu veterinário para verificar os níveis hormonais.

Fornecer estimulação

Se a pata do seu cãozinho é um comportamento obsessivo ou compulsivo, pode muito bem resultar de pouca estimulação. É provável que seja esse tipo de comportamento se não houver uma causa identificável e se ela for difícil ou impossível de interromper. Embora existam outras causas possíveis - é aconselhável consultar seu veterinário - o tédio e a ansiedade geralmente desencadeiam esse tipo de comportamento. Adquira seu vira-lata alguns brinquedos de quebra-cabeça novos, passe mais tempo interativo com ela, leve-a para mais passeios e excursões ao parque de cachorro, e considere matriculá-la em uma creche doggy ou adquirindo um animal de estimação adicional se ninguém estiver em casa grande parte do tempo.

Dissuasores de sabor

O impedimento do paladar pode ajudar a impedir que seu cão morda sua pata. É uma solução temporária para usar até chegar ao fundo do que está acontecendo, e é especialmente útil se seu animal de estimação for auto-infligir ferimentos com sua mordida. Numerosos produtos estão disponíveis com um sabor amargo ou picante que a maioria dos amigos de quatro patas não gosta. Verifique o rótulo antes da compra para confirmar que um determinado produto é seguro para uso direto no seu cãozinho. Além disso, verifique com o seu veterinário em primeiro lugar, pois muitos desses produtos podem picar quando usado em pele quebrada ou aumentar a irritação na área. Retire a tigela de água do seu cão por cerca de uma hora após a aplicação para garantir que ela não pode apenas beber o sabor desagradável e levá-lo alegremente com a pata mordendo.