Entendendo O Índice De Colesterol

Autor: | Ultima Atualização:

Visite o seu médico para discutir o seu colesterol.

A doença cardíaca causa uma em cada três mortes em mulheres a cada ano, e mais mulheres do que homens sofrem de colesterol alto, um dos principais fatores de risco. Apesar desses fatos, muitas mulheres continuam a considerar o colesterol alto e as doenças cardíacas um problema de saúde masculino. Proteja-se, pedindo ao seu médico que faça um teste de colesterol rotineiro que possa determinar a sua taxa de colesterol. Entender sua taxa de colesterol exige que você entenda os tipos de colesterol e como eles afetam o risco de doenças cardíacas.

Noções básicas sobre colesterol

O colesterol é uma substância cerosa, semelhante à gordura produzida pelo fígado, que fornece estrutura às membranas celulares e produz hormônios esteróides, como o estradiol e a progesterona. Como o colesterol não pode viajar pela corrente sanguínea sozinho, o fígado produz proteínas especializadas chamadas lipoproteínas para transportar o colesterol. Embora todo o colesterol seja o mesmo, um teste de colesterol reporta diferentes tipos baseados na lipoproteína que transporta o colesterol.

Lipoproteína de alta densidade

A lipoproteína de alta densidade, conhecida como HDL, pega o excesso de colesterol das células e o transporta para o fígado. O fígado usa esse colesterol para produzir ácidos biliares. O fígado secreta os ácidos biliares para o intestino delgado, onde eles quebram a gordura da dieta em pequenos pedaços que as células podem absorver. Seu corpo excreta alguns dos ácidos biliares com o lixo e circula de volta para o fígado. A secreção de ácido biliar é a principal via para eliminar o colesterol do seu corpo, tornando o HDL conhecido como o bom colesterol. Os médicos encorajam as mulheres a manter seu nível de HDL mais alto do que 50 miligramas por decilitro e considerar qualquer nível maior que 60 como protetor contra doenças cardíacas.

Colesterol total

Testes de colesterol relatam o colesterol total, que é a quantidade de colesterol HDL mais a quantidade de lipoproteína de baixa densidade, ou colesterol LDL. O LDL transporta o colesterol do fígado para as células. Os médicos chamam o LDL de colesterol ruim porque ele pode aderir às paredes dos vasos sanguíneos, causando a formação de placas e restringindo o fluxo de sangue. Devido a isso, a American Heart Association recomenda adultos manter seu LDL para menos de 100 miligramas por decilitro e cuidado que qualquer coisa maior do que 130 miligramas por decilitro aumenta o risco de doença cardíaca. Também recomenda manter o colesterol total em menos de 200 miligramas por decilitro.

Rácio de colesterol

Muitos médicos usam sua taxa de colesterol para determinar seu risco de doença cardíaca. Você pode calcular sua taxa de colesterol dividindo seu colesterol total pelo seu colesterol HDL. Por exemplo, se o seu colesterol total for 200 miligramas por decilitro e o seu colesterol HDL for 50 miligramas por decilitro, a sua taxa de colesterol é 4: 1. Para reduzir o risco de doença cardíaca, mantenha a sua proporção para menos de 5: 1 e esforce-se para chegar à proporção ideal de 3.5: 1. Quanto menor a sua taxa de colesterol, menor o risco de doença cardíaca.