Exercícios De Natação Para O Coração E Pulmões

Autor: | Ultima Atualização:

A natação é uma excelente atividade para fortalecer o coração e os pulmões.

A natação é uma das formas mais eficazes de exercício aeróbico para aumentar a capacidade pulmonar e melhorar a saúde do coração. No entanto, como os nadadores costumam ter uma porcentagem maior de gordura corporal do que outros atletas, muitas mulheres que estão preocupadas principalmente com a perda de peso ignoram seu valor. Ao incorporar a natação em seu plano de exercícios, você se beneficiará da tonificação de todo o corpo, de um treino de baixo impacto e de um condicionamento cardiorrespiratório aprimorado.

Por que nadar?

A American Heart Association recomenda que todos os adultos participem em pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica moderada a cada semana, o que equivale a 30 minutos por dia, cinco dias por semana. Com tantas atividades para escolher, você pode se perguntar o que torna a natação única. Os nadadores correm menor risco de superaquecimento porque a água esfria o corpo mais rapidamente que o ar, o que ajuda a manter sua frequência cardíaca baixa. A flutuação da água também ajuda os nadadores, e o menor impacto gravitacional permite que o coração bombeie o sangue mais facilmente para os músculos em atividade. Finalmente, a natação ajuda a treinar o corpo a usar o oxigênio de forma mais eficiente, o que permite que os nadadores se beneficiem de uma capacidade pulmonar aumentada e de taxas cardíacas e respiratórias mais baixas, de acordo com o Family Health Guide da Harvard Medical School.

Capacidade pulmonar melhorada

Em vez de ser capaz de respirar rápida e ofegante como muitos enquanto corre ou corre, um nadador deve virar a cabeça para o lado para pegar ar. Para evitar a fadiga, se você é novo na natação, certifique-se de respirar com freqüência e de forma adequada, inspirando pela boca e exalando pela boca, assim que seu rosto estiver submerso na água. Para aumentar a capacidade pulmonar quando você está começando, o Guia de Saúde Familiar da Harvard Medical School recomenda nadar por períodos curtos - cinco a 10 minutos. À medida que a capacidade pulmonar melhora, comece a alongar os treinos e misture os movimentos - por exemplo, cinco minutos de nado livre seguido de cinco minutos de nado costas - para o máximo de engajamento muscular.

Melhore a saúde cardiovascular

Todas as formas de exercício aeróbico ajudam a melhorar a saúde cardiovascular. No entanto, as propriedades únicas da água garantem que a natação coloque menos exigências no coração do que a corrida ou outros exercícios em terra. Para uma saúde cardíaca ideal, a Universidade da Califórnia, em Berkeley, recomenda nadar para 20 a 40 minutos com base em sua aptidão física. Incorpore traços diferentes em velocidades diferentes para obter melhores resultados e preste atenção à sua frequência cardíaca. A sua frequência cardíaca permanecerá mais baixa durante a natação do que durante outras formas de exercício, por isso não se surpreenda se a sua frequência cardíaca alvo continuar a ser 10 a 20 por minuto mais baixa que o habitual.

Cruzamento ferroviário

Se você é um corredor ou ciclista, a natação pode ser uma importante ferramenta de treinamento cruzado, pois proporciona um treino de corpo inteiro, melhorando a capacidade pulmonar. Uma vez que coloca uma diminuição da demanda tanto no coração quanto nas articulações, é um ótimo exercício para dias entre exercícios mais extenuantes ou para atletas que retornam ao esporte após uma lesão. Quando você nada, você precisa completar apenas um quarto da distância que você teria em terra para conseguir um exercício comparável. No entanto, como nadar longas distâncias pode cansar os iniciantes, não desanime se você não conseguir completar uma distância comparável durante o primeiro ou o segundo mergulho.