
A micção submissa é menos comum em gatos do que em cães, mas ainda é um problema.
Se você tem vários gatos, você sabe que não é incomum eles entrarem em brigas de vez em quando. E, sejamos honestos, às vezes essas brigas de gatos ficam bem feias. Mas a micção submissa não é típica. Se um de seus gatos estiver fazendo xixi em lugares inapropriados, é melhor você resolver o problema.
Ferret Out the Issue
Supondo que você limpe suas caixas de areia regularmente, os gatos são bastante consistentes sobre onde eles vão ao banheiro. (Seus instintos naturais são para enterrar seus resíduos para lançar potenciais predadores fora de suas trilhas.) Se o seu gato está urinando em algum lugar que ele não deveria estar, tente descobrir o que está incomodando. Caixas sujas podem levá-lo a se desviar, assim como problemas de saúde. Em casos raros, a incontinência pode ser o problema. Gatos são muito menos propensos a urinar submissamente do que os cães, mas isso não significa que isso nunca aconteça. É quase sempre em lares com vários gatos. Veja como seus gatos interagem - você terá que pegá-los em flagrante para ter certeza de que está lidando com problemas de urina submissos. Veja um veterinário se não é óbvio que você está lidando com a micção submissa.
Posturing
Não é difícil identificar um gato submisso. Eles evitam contato visual; suas orelhas estão voltadas para trás; eles se agacham no chão; eles colocam o rabo entre as pernas; ocasionalmente, eles deitam de costas com a barriga para cima. Esses comportamentos geralmente se agrupam. As probabilidades são, você vai manchar o seu gato assim antes que ele urine em algum lugar que ele não deveria. Perto dali, você provavelmente verá a outra parte infratora. Veja como os bigodes dele estão espalhados, os olhos dele estão estreitados e as orelhas dele estão para cima e viraram diretamente para trás; talvez ele esteja mostrando os dentes ou rosnando - esse é o agressor. Ele provavelmente está de pé de lado, e sua cauda está chicoteando.
Agressividade e Submissão
Se seus gatos brigam constantemente, você tem o potencial de urinar gato submissa. Como um dos dois (ou três ... ou quantos) afirmam o domínio sobre o outro, o gatinho baixo no totem se torna mais manso, mais defensivo. O agressor pode continuar assediando o gato submisso, mesmo quando ele está na caixa de areia. Isso é o que leva à micção submissa. Uma vez que um gato se sente ameaçado e não se sente confortável usando a caixa de areia, ele ou urina por necessidade, ou quando encurralado, por medo.
Abordagens e Considerações
Quebrar brigas de gato não é uma maneira prática de impedir a micção submissa de gatos. Você precisa criar um ambiente onde o gato submisso possa usar a caixa de areia em paz. Isso pode exigir caixas de areia adicionais, talvez em recantos recônditos. Você pode experimentar sprays para gatos que reduzem o estresse, embora poucos, se houver, tenham ciência para respaldar suas alegações. Alimentar seus gatos juntos e brincar com eles ao mesmo tempo pode aliviar algumas tensões, mas raramente é uma solução rápida. Em situações extremas, você pode ter que confinar seus gatos para áreas de estar separadas. Mesmo assim, um gato que urina submissamente pode levar algum tempo para começar a usar a caixa de areia novamente. Seja paciente. Consulte um veterinário ou especialista em animais se os problemas persistirem.




