Efeitos Colaterais Da Buprenorfina Em Gatos

Autor: | Ultima Atualização:

Minha cirurgia foi fácil devido à buprenorfina.

Se o seu gato precisar de medicação séria para alívio da dor, a buprenorfina pode ser adequada. Esta droga fabricada para alívio da dor humana, mas disponível para uso por veterinários off-label, às vezes é administrada a gatos submetidos à cirurgia ou a recuperação de traumas graves. Porque as pessoas fazem uso indevido deste opiáceo sintético, poucos veterinários o oferecem.

Buprenorfina

Prescrito para humanos sob a marca Buprenex, a buprenorfina é aproximadamente 30 vezes mais potente do que a morfina, de acordo com o site VetInfo. Sim, é uma coisa poderosa. Cat recebê-lo como uma injeção ou por via oral. Ele entra em vigor em cerca de meia hora, durando cerca de 8 horas antes que outra administração seja necessária. Os gatos geralmente reagem negativamente aos opiáceos, mas a buprenorfina é uma exceção. Essa é uma das razões pelas quais os veterinários o utilizam se puderem receber a certificação especial necessária.

Efeitos colaterais

Para uma medicação tão poderosa, a buprenorfina é relativamente segura em gatos se administrada na dose apropriada conforme determinado pelo seu veterinário. Deixe seu veterinário saber sobre quaisquer outros medicamentos ou suplementos que a Kitty esteja tomando, pois a buprenorfina pode interagir com outros agentes farmacêuticos. Enquanto a sedação é esperada, outros efeitos colaterais incluem distúrbios gastrointestinais, respiração mais lenta e fraqueza. Embora seja frequentemente viciante em humanos, isso geralmente não é um problema no uso felino. Gatos grávidas ou em lactação não devem receber buprenorfina.

Como funciona

Um opioide, a buprenorfina atua nos receptores de opióides, que são locais nos nervos do cérebro e da medula espinhal. Embora diminua drasticamente a dor que o seu gato sente após a cirurgia, trauma ou outras condições dolorosas, a buprenorfina na verdade não trata a fonte da dor; mascara isto. Ele permite que Kitty se sinta relativamente confortável enquanto seu corpo se recupera, mas não o faz parecer "fora disso".

Administração

A buprenorfina deve ser injetada em humanos, porque o corpo a destrói rapidamente se tomado pela boca. Esse não é o caso dos gatos. Enquanto você pode injetá-lo em gatos, você também pode aplicá-lo através das gengivas, uma maneira muito mais fácil de medicar um felino do que pílulas ou cápsulas. Evite dar a Kitty qualquer outro medicamento ao mesmo tempo que a buprenorfina. Se o seu gato estiver tomando outros medicamentos, pergunte ao seu veterinário sobre o prazo apropriado para administrar outros medicamentos.