Deveres Do Coordenador Do Sistema De Qualidade

Autor: | Ultima Atualização:

Os coordenadores do sistema de qualidade freqüentemente trabalham com auditores ou realizam auditorias.

Você pode ouvir as pessoas no trabalho falando sobre o sistema de gestão, sistema de gestão da qualidade ou simplesmente o sistema de qualidade. Todos os três termos referem-se à mesma coisa: uma série de processos de interligação que devem trabalhar juntos de forma eficaz para fornecer o que quer que seja a sua empresa no negócio para fornecer. Além da lucratividade, a meta de cada empresa é manter os custos operacionais o mais baixo possível, fornecendo produtos ou serviços que atendam às expectativas dos clientes; um sistema de boa qualidade alcança esse objetivo. A maioria das pessoas da empresa se concentra em um ou mais links específicos na cadeia de processos. Um coordenador do sistema de qualidade, no entanto, fica de olho em toda a cadeia. De acordo com a American Society for Quality, o salário médio de um coordenador de sistema de qualidade na 2012 era $ 57,718 com uma mediana de $ 51,000.

Conhecimento e habilidades

A maioria das empresas exige que um coordenador de sistema de qualidade tenha um diploma de bacharel com foco científico ou técnico. O coordenador deve ter conhecimentos básicos de mapeamento de processo ou fluxograma para ajudá-lo a reconhecer as etapas, entradas e saídas do processo, e também para ver como os processos se interconectam para formar o sistema de qualidade geral. As habilidades organizacionais ajudarão a reconhecer e atender às especificações internas de controle de documentos. Ela também deve entender as estatísticas o suficiente para reconhecer tendências ascendentes ou descendentes no desempenho do processo e na satisfação do cliente. Boa comunicação e conhecimentos de informática permitirão que ela interaja com os proprietários e operadores do processo e forneça relatórios e recomendações ao gerenciamento.

Padrões de Sistemas de Qualidade

Atualmente, a maioria das empresas possui sistemas de gerenciamento de qualidade que atendem aos requisitos de um padrão global, como o ISO-9001. Desenvolvido pela Organização Internacional para Padronização (ISO), o ISO-9001 descreve o que as empresas devem fazer para garantir que as competências dos funcionários e as capacidades do processo possam produzir e fornecer o que o cliente precisa sempre. O ISO-9001 também define responsabilidades de gerenciamento para esses trabalhadores e processos. Uma das responsabilidades é designar um representante administrativo que mantenha os executivos informados e envolvidos para garantir que o sistema seja robusto o suficiente para permanecer competitivo. Um coordenador de sistema de qualidade geralmente se reporta a esse representante de gerenciamento e precisará entender tanto o sistema de qualidade da empresa quanto os requisitos do ISO-9001.

Métricas de processo

Um coordenador do sistema de qualidade ajuda a garantir que cada processo chave tenha uma métrica significativa atribuída a ele. Ela também coleta, organiza e distribui informações para o gerenciamento, descrevendo tendências no desempenho do processo. As métricas de processo são medidas estatísticas que mostram o desempenho efetivo de um processo. Os principais processos são aqueles que podem resultar em defeitos de qualidade, se não forem controlados de forma eficaz. Métricas significativas são medidas que possuem algum valor estatístico. Medir o número de defeitos produzidos por um processo que não produziu um único defeito em cinco anos não fornece nenhum valor. Um coordenador de sistema de qualidade deve ser capaz de reconhecer métricas que agreguem valor e que não agreguem valor.

Auditorias

Um coordenador do sistema de qualidade coordena as auditorias internas e externas do sistema de qualidade. Auditorias são realizadas regularmente por auditores internos para garantir que o sistema de qualidade permaneça eficaz, capaz e em conformidade com os requisitos e padrões do cliente, como o ISO-9001. Auditorias externas confirmam a conformidade e permitem que a empresa mantenha a certificação para provar aos clientes que seu sistema de qualidade é sólido. O coordenador normalmente trabalha com os auditores e os responsáveis ​​pelo processo para agendar essas auditorias, para garantir que as auditorias ocorram conforme o planejado e para encerrar a auditoria. O encerramento da auditoria inclui a coordenação de quaisquer ações corretivas necessárias com base nos resultados da auditoria. O coordenador também pode ser esperado para realizar auditorias internas.