Fisiatra Vs. Neurologista

Autor: | Ultima Atualização:

Os fisiatras restauram a força e a mobilidade dos pacientes após acidentes, lesões ou procedimentos médicos.

O corpo humano é composto por vários sistemas complexos, alguns bem compreendidos e outros ainda misteriosos. Todos eles têm que trabalhar e interagir adequadamente, para alcançar a saúde ideal. É por isso que os médicos em várias disciplinas, desde médicos de família até os especialistas mais incomuns, interagem de maneira surpreendente. Fisiatras e neurologistas fornecem um exemplo notável dessa interação. Apesar das diferenças em suas áreas de prática, as duas especialidades têm várias coisas em comum.

Neurologistas

Os neurologistas tratam a maioria das doenças ou condições relacionadas ao sistema nervoso. Isso inclui seu cérebro, seu sistema nervoso central e os nervos em suas mãos, pés ou outras áreas. Os neurologistas também tratam os vasos sanguíneos do cérebro, onde uma veia inchada ou estourada pode ser debilitante ou fatal. Derrames, dores de cabeça crônicas, epilepsia e problemas de percepção e raciocínio fazem parte da prática de um neurologista. Os neurologistas encaminham pacientes a um cirurgião neurológico para corrigir algumas condições, como vasos sanguíneos enfraquecidos, que não se prestam a tratamento médico. Alguns neurologistas - chamados neurologistas intervencionistas - realizam procedimentos semelhantes inserindo instrumentos em miniatura através de um tubo na veia do paciente.

Fisiatras

Os fisiatras também são médicos treinados, mas seu foco é muito diferente do de um neurologista. Os fisiatras são médicos de medicina física, e seu foco está na mobilidade e agilidade físicas adequadas. Eles trabalham com pacientes cuja saúde física foi afetada por doenças, ferimentos ou condições médicas crônicas, e os ajuda a restaurar ou manter sua força e amplitude de movimento o máximo possível. Os fisiatras geralmente colaboram com outros médicos, ajudando seus pacientes a se recuperarem de tratamentos ou doenças. Uma vez que o fisiatra tenha criado um plano de tratamento, um fisioterapeuta muitas vezes assume o programa diário de terapia.

Compare e contraste

Na superfície, parece que neurologia e fisiatria não poderiam ser mais diferente. Um se concentra no cérebro e nos nervos, o outro nos músculos e nas articulações. No entanto, existem algumas áreas-chave de sobreposição. Ambos os neurologistas e fisiatras podem se especializar no tratamento da dor, que pode ter causas físicas ou neurológicas. Alguns fisiatras especializados no tratamento de vítimas de lesões na medula espinhal, que também faz parte do escopo de prática de um neurologista. Os neurologistas também tratam muitas condições neuromusculares, como a esclerose múltipla ou a doença de Parkinson, causadas pelo sistema nervoso, mas que causam deficiências físicas. Um fisiatra pode coordenar a fisioterapia do mesmo paciente.

Treino

Até certo ponto, neurologistas e fisiatras são treinados da mesma forma. Como outros médicos, eles iniciam suas carreiras com um curso de graduação pré-médico, depois passam para a faculdade de medicina. A faculdade de medicina leva mais quatro anos, geralmente divididos em dois anos de instrução em sala de aula e laboratório, depois dois anos em rotações clínicas. Os alunos que já decidiram sobre uma especialidade podem fazer disciplinas eletivas adequadas ou um tempo clínico adicional na área escolhida. Após a formatura, futuros fisiatras ou neurologistas passam um ano em um estágio geral e depois três em um programa de residência aprovado. Bolsas adicionais de treinamento estão disponíveis para os médicos em qualquer campo, se quiserem se especializar mais.