
Diga as coisas certas para impressionar seu entrevistador.
É normal ficar nervoso quando você está entrevistando para um novo emprego, mas não deixe seu nervosismo ofender, confundir ou desligar seu potencial empregador. Mesmo que você trate o seu entrevistador respeitosamente e tente ser você mesmo, escorregar e dizer as palavras erradas pode fazê-la pensar que você é rude ou não profissional. Saber o que dizer antes de começar a entrevista ajudará a evitar a negatividade e aumentar suas chances de receber o emprego.
Negatividade
Você pode não pensar em si mesmo como uma pessoa negativa se não disser coisas como "odiei meu último chefe" ou "Meu trabalho anterior foi tão chato". A negatividade, no entanto, pode ser expressa de maneiras mais sutis. Dizer palavras como "impossível", "não", "não" ou "não pode" pode fazer com que o entrevistador pense que você terá uma atitude negativa no trabalho. Se você deve expressar negatividade ao entrevistador, diga algo como "Pensei em mais algumas opções que poderíamos usar para atingir seus objetivos". Evite também palavras negativas como "sem importância", "infeliz" ou "culpado".
Escolha as melhores palavras
Usar advérbios, como "rapidamente", "muito" ou "realmente", pode fazer com que o entrevistador pense que você está tentando embelezar sua experiência ou fazer com que pareça adequado ao trabalho quando não está. Se você usar advérbios, também poderá parecer inseguro. Em vez disso, dê detalhes e fatos específicos sobre sua experiência e realizações. Não diga a palavra "literalmente", a menos que você tenha realmente feito aquilo de que está falando. Por exemplo, "eu literalmente limpei centenas de bagunças causadas por meus colegas de trabalho" provavelmente não está correto. Diga "figurativamente". Outra palavra incorreta e incorreta é "sem limites". Essa não é uma palavra real, e os entrevistadores podem pensar que você é ignorante se disser isso. Use "independentemente" em seu lugar.
Se você fosse demitido
Mesmo que você tenha sido demitido de seu emprego anterior, tente evitar dizer a palavra "demitido". A palavra "demitido" tem uma conotação negativa e os entrevistadores podem pensar que há algo errado com você. Em vez disso, diga algo como "fui despedido" ou "minha posição foi eliminada". Não minta e diga que você saiu ou escolheu deixar o emprego. Se o empregador ligar para suas referências, ela descobrirá que não é o caso.
Discutindo Problemas
Seu entrevistador certamente perguntará sobre um problema ou desafio que você enfrentou em um trabalho anterior. Isso não significa que ela queira ouvir especificamente sobre o problema. Mais provavelmente, ela quer saber como você corrigiu o problema. Não critique seu chefe ou colegas de trabalho. Em vez disso, pense em um problema que você teve e, em seguida, fale sobre como você o resolveu. Ao discutir os desafios de um trabalho anterior, evite dizer a palavra "crise". É over-the-top e dramático.
Não fique pessoal
Você pode pensar que elogiar seu entrevistador ou tentar se conectar com ela é uma coisa boa. Mas a maioria dos entrevistadores já viu tudo isso antes e sabe exatamente o que você está fazendo. Para ficar do lado seguro, não diga nada sobre a aparência do entrevistador. Evite discutir problemas médicos, como acidentes ou doenças graves, com o entrevistador. Você não é obrigado a lhe dizer nada, a menos que tenha uma condição que possa afetar sua capacidade de desempenhar as funções do trabalho. Se você mencionar uma doença, o entrevistador pode pensar que você levará muitos dias de doença.




