A Máquina Elíptica É Boa Para Alguém Com Problemas Nas Costas?

Autor: | Ultima Atualização:

O aparelho elíptico oferece um treino de menor impacto do que jogging na esteira.

Uma dor nas costas não significa que você foi banido da academia. Pelo contrário, um programa de exercícios é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para manter a dor crônica nas costas, explica "The New York Times". Cardio exercício que envolve muito impacto, como corrida em esteira, coloca pressão indevida sobre a coluna, no entanto. Se você tiver dor aguda nas costas, vá direto ao médico antes de bater no chão de cardio, mas se você tiver sido liberado para o exercício, o aparelho elíptico pode ser uma alternativa. O instrutor elíptico oferece um substituto para a corrida, ao mesmo tempo em que oferece benefícios obtidos com o uso de um alpinista e uma máquina de esqui cross-country.

Menos estresse

O exercício de baixo impacto, que inclui natação e caminhada, contribui para o fortalecimento dos músculos abdominais e das costas, sem criar tensão excessiva. Como seus pés ficam fixos nos pedais que se movem ao longo dos trilhos deslizantes, o treinamento em uma máquina elíptica também é considerado de baixo impacto. Isso significa que o aparelho elíptico coloca menos pressão nas articulações e nas costas, tornando-o uma opção para quem sofre de dores nas costas.

Posição do torso

Se o elíptico é apropriado para as suas costas depende da natureza da sua dor. Um estudo publicado no "Clinical Biomechanics" em agosto 2012 descobriu que o aparelho elíptico coloca a parte inferior da coluna vertebral, conhecida como região lombar, em uma posição maior de flexão e rotação quando comparada com a caminhada. Isso significa que você se inclina mais para a frente e gire em maior grau ao usar o aparelho elíptico, o que pode ser contra-indicado para determinadas condições, incluindo cifose, escoliose e oscilação para trás. Seu médico é a melhor pessoa para perguntar se o aparelho elíptico agravará sua condição.

Polos de Braço, Resistência e Inclinação

Muitos modelos de instrutores elípticos possuem hastes de braço que você bombeia para frente e para trás durante o treino para aumentar a intensidade, promover uma maior queima de calorias e proporcionar fortalecimento leve para a parte superior do corpo. Se o bombeamento desses pilares machucar suas costas, você pode sempre optar por não usá-los e descansar as mãos levemente no console ou bombear seus braços livremente ao longo do corpo. Aumentar a resistência da máquina elíptica torna o treino mais difícil, mas muita resistência pode distorcer seu passo e fazer um desserviço às suas costas. Comprometer-se usando uma resistência que pareça desafiadora, mas que ainda permita pedalar suavemente e sem dor. Você também pode ajustar a inclinação, ou a rampa, do elíptico para alterar os músculos que você enfatiza durante o exercício. Inclinações extremamente altas podem colocar as costas em um ângulo desconfortável em relação às pernas e quadris, o que também pode ser prejudicial para as costas. Use o bom senso: se doer, pare imediatamente.

Considerações

O Dr. Edward R. Laskowski, da MayoClinic.com, observa que o uso de um elíptico fornece o mesmo estresse que andar em uma esteira. Se você não pode andar sem dor, o elíptico pode não ser uma opção viável. Mesmo que você possa incorporar a elíptica com segurança e sem dor, você precisará fazer outros exercícios para fortalecer os músculos ao longo da coluna, dos quadris e do abdômen. Exercícios de estabilização da coluna, exercícios de flexibilidade e ioga podem ser úteis na mitigação e prevenção da dor nas costas.