Está Comendo Edamame Bom Para Você?

Autor: | Ultima Atualização:

Edamame é um lanche saboroso e nutritivo.

Edamame são soja japonesa que ainda estão em suas vagens verdes. Os pequenos feijões em forma de rim são petiscos populares no Japão e em outros países asiáticos, embora agora sejam bastante comuns em supermercados norte-americanos. Eles são uma excelente fonte de proteína completa e contêm muitos nutrientes benéficos, embora também sejam ricos em fitoestrógenos, o que pode causar problemas hormonais em algumas pessoas. Consulte um nutricionista sobre os benefícios e problemas potenciais da incorporação de edamame em sua dieta.

Fonte Completa de Proteína

Uma proteína completa contém todos os aminoácidos essenciais que o corpo humano não pode produzir. Todas as proteínas de origem animal, como carne, peixe e laticínios, contêm os oito aminoácidos essenciais que são importantes para a construção de músculos, tecido conectivo, hormônios e enzimas. A maioria das fontes de proteína vegetal é incompleta, embora a soja seja um dos poucos tipos que contêm todos os aminoácidos, o que os torna especialmente importantes para os vegetarianos. Para comparação, 100 gramas de feijão edamame bruto contêm um pouco mais de 10 gramas de proteína, de acordo com “O Nutribase Complete Book of Food Counts”.

Boa fonte de fibra e outros nutrientes

Edamame também é uma boa fonte de fibra alimentar, com 100 gramas contendo cerca de 5 gramas de fibra total. A fibra solúvel em água ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue e faz com que você se sinta mais satisfeito por mais tempo, porque leva mais tempo para digerir. Fibra insolúvel ajuda a limpar o intestino e promove movimentos intestinais regulares. O feijão Edamame também é uma fonte razoavelmente boa de cálcio, ferro, fósforo, sódio e vitaminas A e C. Eles também contêm alguns ácidos graxos ômega-3, o que é incomum para outros alimentos além dos peixes. As gorduras Omega-3 ajudam a reduzir o risco de doença cardíaca, baixando naturalmente os níveis do colesterol LDL "ruim" no sangue.

Rico em isoflavonas

Como todo alimento à base de soja, o feijão edamame é rico em isoflavonas, como genisteína e gliciteína. Isoflavonas de soja são compostos que são similares ao estrogênio humano, e é por isso que eles também são referidos como fitoestrógenos. As isoflavonas são antioxidantes fortes, que têm como alvo os radicais livres e reduzem os danos e o envelhecimento dos tecidos. As isoflavonas também estão associadas a menores riscos de doenças cardíacas, osteoporose e problemas de próstata em vários estudos, e são relatados para aliviar os sintomas da menopausa, de acordo com o livro “Nutrição Contemporânea: Abordagem Funcional.” No entanto, isoflavonas podem ser prejudiciais em certas circunstâncias. .

Problemas potenciais com fitoestrógenos

Os fitoestrogênios nos grãos de edamame podem não ser bons para as mulheres com maior risco de câncer de mama ou para aqueles que têm câncer de mama ou tiveram no passado. Células de câncer de mama são estimuladas por altos níveis de estrogênio e isoflavonas podem imitar o hormônio feminino. As isoflavonas também podem piorar o hipotireoidismo e interagir com uma variedade de medicamentos. Consequentemente, é importante consultar o seu médico antes de adicionar quantidades significativas de edamame à sua dieta, porque os fitoestrogênios nos grãos podem agravar um sério problema de saúde.