Evite perguntas fechadas em que os candidatos escolhem as respostas das opções fornecidas.
Um gerente de contratação deve fazer as perguntas certas para que ela possa selecionar e contratar o candidato mais qualificado. Para conseguir isso, você deve planejar as entrevistas com antecedência, convidar outros gerentes a entrevistar candidatos - aqueles que trabalharão com o novo funcionário - e evitar perguntas ineficazes. A entrada obtida de perguntas ineficazes é limitada e pode fazer com que você escolha a pessoa errada para uma posição. Em vez disso, faça perguntas que levem os candidatos a elaborar respostas sobre habilidades, experiências e realizações.
Perguntas encerradas
Perguntas fechadas são aquelas que podem ser respondidas por múltipla escolha. Se você perguntar aos candidatos a emprego se eles gostam de trabalhar em um ambiente de equipe, as únicas respostas são "sim" e "não". Da mesma forma, se você perguntar se alguém gosta de supervisão próxima ou de um formato menos estruturado, a escolha do candidato ainda é limitada a alguma resposta monossilábica. As respostas fechadas são altamente ineficazes porque não há como avaliar as respostas de um candidato de outras pessoas, de acordo com a Universidade de Oklahoma. Faça perguntas abertas em vez de obter informações mais detalhadas: "Que tipo de experiência você tem trabalhando em equipes?" ou "Qual é o seu estilo de gerenciamento preferido?"
Perguntas "Como você se sente"
Perguntar aos candidatos como eles se sentem em relação a algo só provoca respostas indiretas e não confiáveis, de acordo com o especialista em recrutamento Ross Clennett. Em vez de entender como os candidatos se sentiam diante de decisões desafiadoras de gerenciamento, por exemplo, pergunte-lhes como eles reagiram a eles. Você pode entender melhor como os candidatos a emprego se comportaram em determinadas situações, evitando a palavra "sentir" nas suas perguntas. E os comportamentos fornecem mais detalhes para julgar seus talentos. Deixe as perguntas "sentir" para o terapeuta.
Perguntas principais
Uma questão importante é ineficaz porque cria um viés na resposta. Os candidatos são mais propensos a responder perguntas importantes do jeito que você quer que eles respondam. Por exemplo, você pode dizer: "Nós enfrentamos muita pressão para cumprir prazos na empresa XYZ. Como você lida bem com a pressão?" Naturalmente, os candidatos responderão favoravelmente, pois provavelmente não conseguirão o emprego se não puderem lidar com a pressão. Pergunte como alguém lida com a pressão em vez de uma resposta mais abrangente.
Perguntas ilegais
Fazer perguntas ilegais também é ineficaz porque os candidatos podem se recusar a respondê-las. Eles também podem pensar que você é inexperiente e tolo por fazer essas perguntas. Questões ilegais são aquelas que pertencem à idade, sexo, estado civil, fé e nacionalidade, de acordo com a "Forbes". Também é ilegal perguntar sobre o serviço militar, registros de prisão e deficiências que não estão relacionados ao desempenho no trabalho.