A privação do sono está associada ao ganho de peso e a uma resposta imune deprimida.
Uma noite de sono ruim não apenas deixa você se arrastando durante o dia ocupado. Os efeitos cumulativos da privação de sono a longo prazo podem comprometer sua saúde física, mental e emocional e contribuir para uma dívida de sono que você deve eventualmente pagar. De acordo com Mark Hyman, MD, aproximadamente 70 por cento dos americanos experimentam alguma forma de privação de sono, um fator que impede seus ritmos circadianos naturais - os processos hormonais e químicos responsáveis por manter seu corpo saudável e em bom estado de conservação. Embora os requisitos de sono variem de uma pessoa para outra, com a experimentação, é possível obter um horário de sono saudável adequado às suas necessidades específicas. Consulte o seu médico se você não conseguir resolver seus problemas de sono por conta própria.
Faça do seu quarto um oásis para dormir. Instale cortinas de escurecimento para evitar que a luz e o ruído externo perfurem seu ambiente. Experimente com uma máscara de dormir e tampões de ouvido e instale um ventilador ou gerador de ruído branco para mascarar os sons domésticos de baixo nível. Use uma lâmpada de baixo-watt em sua lâmpada de cabeceira, se você optar por ler antes de dormir.
Pule a bebida. Embora o álcool antes de dormir possa ajudar a adormecer, ele proíbe o ciclo do sono REM, o período restaurador do sono associado à aprendizagem e à memória. Opte por uma xícara quente de chá de ervas, água morna ou leite integral, orgânico com uma pitada de açafrão ou noz-moscada, um remédio ayurvédico para afastar a insônia.
Estabeleça uma rotina regular de dormir para ajudar seu corpo a associar atividades específicas com a preparação para o sono. Dissolva um copo de bicarbonato de sódio e sal de Epsom em um banho morno e deixe de molho por 10 ou 15 minutos para aumentar a temperatura do corpo e induzir a sonolência.
Ajuste a temperatura no seu quarto. Embora você não queira estremecer sob suas cobertas, um ambiente mais frio é mais propício a um sono tranquilo e prolongado. Opte pelas roupas de cama de tecido natural que respiram, em vez de materiais sintéticos que são menos absorventes e que respondem às mudanças na temperatura do seu corpo.
Desligue sua televisão, laptop e outros dispositivos eletrônicos algumas horas antes de dormir. Luzes piscantes estimulam o cérebro e suprimem a melatonina, o hormônio natural que ajuda a regular seus padrões de sono. Ouça música suave ou um CD de relaxamento para ajudar a acalmar sua mente e permitir que você adormeça naturalmente.
Mantenha um caderno e uma caneta à sua cabeceira para registrar idéias ou pensamentos preocupantes que o acordam no meio da noite. Se você não conseguir dormir novamente, não ligue as luzes ou a televisão para ajudá-lo a cochilar. Acalme a mente e o corpo com técnicas de respiração profunda ou técnicas de relaxamento muscular para ajudar a liberar a tensão e restaurar a calma.
dicas
- Uma dose diária de luz solar estimula seu corpo a produzir seu suprimento diário de melatonina.
- Requisitos de sono e estratégias variam de uma pessoa para outra. Experimente a sua rotina até encontrar a solução adequada ao seu estilo de vida e às suas necessidades pessoais.
- Programe seu programa de exercícios ou exercícios até cinco ou seis horas antes da hora de dormir.
- Pergunte ao seu médico ou fitoterapeuta se os auxílios naturais para dormir, tais chás de ervas ou suplementos, são apropriados para as suas circunstâncias.
Aviso
- Auxiliares para dormir sem prescrição médica e prescritos são soluções temporárias que podem atrapalhar seus padrões de sono e, eventualmente, levar à dependência.