Como Lidar Com O Racismo No Local De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

O racismo pode tomar a forma de insultos, símbolos ou comentários depreciativos.

Quando você trabalha com um grupo de pessoas todos os dias, você quer que seus relacionamentos sejam tão fáceis e livres de conflitos quanto possível. Infelizmente, as opiniões das pessoas e visões culturais sobre a raça podem às vezes colidir e criar situações desconfortáveis ​​nas quais você pode decidir agir. Esperançosamente, deixar a pessoa saber seus sentimentos resolverá a questão, mas se não, você tem várias opções para procurar ajuda.

Diga à pessoa, respeitosamente e sem raiva, que você não aprecia os comentários ou ações racistas. Às vezes, as pessoas não estão cientes de que suas ações são inapropriadas aos olhos dos outros, e simplesmente informá-las pode ajudar a resolver o problema. Encontre um momento em que você possa conversar com a pessoa cara-a-cara, para que ele não sinta que um grupo esteja se juntando a ela. Em seguida, cite um exemplo específico em que você sentiu que a pessoa estava sendo racista e deixe-o saber como ela se sentiu. Se seus comentários ou ações continuarem, passe para outras medidas.

Documente as observações ou ações racistas. Em um caderno ou documento de computador, escreva a data, hora e local do incidente e os detalhes sobre o que aconteceu. Guarde as anotações em um local seguro, caso precise delas para comprovação de assédio mais tarde.

Fale com seu departamento de Recursos Humanos sobre as observações ou ações raciais. Embora você também possa ir ao seu chefe ou supervisor, se a sua empresa tiver um departamento de RH, normalmente é mais bem treinado para lidar com essas situações. A equipe de RH também pode ser mais afastada das atividades diárias do departamento em que você trabalha e, portanto, é menos provável que tenha opiniões pessoais sobre quem está certo ou errado. Como é responsabilidade do RH lidar com questões interpessoais, sua equipe pode fornecer algumas orientações sobre o que fazer. Se isso ainda não resolver o problema, talvez você tenha que passar para medidas mais drásticas.

Fale com um advogado sobre a apresentação de uma acusação na Comissão de Oportunidades Iguais de Emprego dos EUA. É contra a lei perseguir uma pessoa com base em sua cor ou raça, de acordo com a EEOC, então você pode ter algum recurso se o assédio for contínuo e não parar depois que você pedir.

Ponta

  • Leia o manual do funcionário ou outra documentação do local de trabalho para descobrir qual é o protocolo para lidar com essas situações. Se o seu local de trabalho tiver esse tipo de documentação, siga o protocolo - que pode incluir documentar o assédio ou falar com certos supervisores sobre o problema.