Como Cuidar De Um Cão Que Não Coopera

Autor: | Ultima Atualização:

Os banhos podem levar à limpeza, mas o seu cão provavelmente preferiria ficar sem eles.

Grooming não é tudo o que está pronto para ser, pelo menos na mente do seu cachorro. Os pincéis parecem estranhos, as limpezas dos ouvidos são terríveis e nem sequer o fazem começar a cortar as unhas. Mas, reintroduzindo-o lentamente ao processo de preparação, e com muitos deleites, pode ajudá-lo a voltar.

Sente-se em um local neutro em sua casa. Você não quer que seu filhote pense o pior de imediato, pedindo-lhe para entrar em um quarto que ele odeia, como o banheiro. Mas você não quer que seu rapaz associe uma sala positiva com as ferramentas de cuidados que ele despreza também.

Coloque a escova ao seu lado, bata palmas e aja extremamente excitada para que o seu cão apareça. Não ligue para ele pelo nome dele; deixe sua excitação levá-lo. Quando ele vier, não o pegue nem o force; deixe-o vir por sua própria vontade. Quando ele vê a escova maligna que lhe causou tanta dor, ele pode ficar tenso, mas ele provavelmente vai dar uma cheirada e olhar para cima. Se ele fizer isso, dê-lhe um tratamento e muitos elogios, como se ele tivesse acabado de realizar algo enorme. Se ele está com muito medo, ele pode fugir quando ele vê o pincel pela primeira vez. Nesse caso, repita o processo todos os dias até que ele chegue mais perto e mais perto do pincel.

Pegue o pincel e mostre para ele. Não enrole isso na cara dele, mas traga-o para perto dele para que ele saiba que é apenas uma pequena ferramenta de limpeza que não pode causar nenhum mal a ele. Traga as delícias e volte a louvar se ele reagir positivamente.

Toque suas costas com o pincel. Não comece a prepará-lo ainda; deixe-o sentir a escova em seu casaco, e certifique-se de recompensá-lo com guloseimas e amor. Essa é a parte do processo de condicionamento em que a maioria dos cães fica tensa ou foge. Se o seu cão quiser sair, deixe-o ir e tente novamente mais tarde. Uma vez que ele perceba que pincel na pele significa guloseimas na boca, ele começará a associar bons resultados ao pincel.

Comece a escovar suavemente as costas do seu cão. Converse com seu carinha o tempo todo, acariciando-o no peito ou esfregando os pés. Faça com que ele se sinta confortável. Mantenha seus escovados iniciais curtos, em dois ou três minutos. Cada dia após você pode aumentar gradualmente o tempo até que seu filhote fique feliz durante toda a escovação

Comece a introduzir outras ferramentas e situações de cuidados pessoais, uma de cada vez, depois que ele aceitar o pincel como seu amigo. A pior coisa que você pode fazer por um canino não cooperativo é apresentar tudo o que ele odeia de uma só vez. Tome a mesma abordagem para as outras ferramentas que você pegou para o pincel dele. Se você precisar aparar as unhas compridas que parecem adagas, por exemplo, deixe-o farejar a tesoura por alguns dias antes de tocar as unhas com elas.

Itens que você precisará

  • Guloseimas
  • Pincel

Dicas

  • Use escovas com ponta macia. Os pentes e escovas de metal podem, às vezes, remover mais pêlos do que escovas de ponta macia, mas também podem irritar mais o seu cão ou deixá-lo mais nervoso. Algo que seja calmante e confortável sempre levará a melhores resultados ao se preparar.
  • Fazer com que seu filhote aceite banhos pode demorar um pouco. Você tem que dar cada passo lentamente, deixando-o ver o banho para deixá-lo ouvir a água correr

Aviso

  • Fique longe de áreas doloridas em seu cão. Se você perceber que o ouvido do seu irmão está lhe causando dor, não tente limpar os ouvidos dele. Se ele tiver uma ferida na pele, evite escovar essa área. Em vez disso, marque uma consulta com seu veterinário.