Quão Rápido É Que O Fungo Do Corpo Em Aquários Se Esclarece?

Autor: | Ultima Atualização:

O fungo de peixe é uma doença comum - mas grave.

O fungo do corpo rapidamente mata os peixes de aquário por conta própria sem tratamento rápido. Existem várias opções de tratamento, e elas podem limpar completamente o fungo se você pegá-lo cedo o suficiente. Além disso, você deve tomar medidas para evitá-lo em primeiro lugar

Body Fungus

O fungo do corpo é um verdadeiro fungo, causado por fungos da família Saprolegniaceae. Mais especificamente, vários fungos dos gêneros relacionados Saprolegnia e Achyl causam a maioria dos casos. Os fungos aparecem como longos fios brancos e fofos que crescem do corpo de um peixe; Também pode crescer na cabeça e nas barbatanas. Os fios geralmente têm uma cor branca, mas os restos neles podem dar cores marrom, avermelhada ou verde. Ele tipicamente matará peixes dentro de uma semana, embora isso possa variar.

Tratamento

Você tem várias opções de tratamento para o fungo do corpo. Você pode usar drogas antifúngicas - disponíveis em pet shops - para tratar a doença. Siga as instruções do fabricante para a carta. Um método caseiro para tratar é adicionar 1 colher de chá de sal kosher, rocha ou mar por galão de água do aquário. Infelizmente, alguns peixes, como os tetras, são sensíveis aos antifúngicos. As drogas antifúngicas também podem prejudicar as bactérias que vivem no cascalho do aquário e decompor os resíduos de peixes. Ao mesmo tempo, alguns peixes, como o peixe-gato, não toleram bem o sal. Por esta razão, você deve isolar o peixe infectado em um aquário de quarentena separado para o tratamento, pois o fungo não se espalha facilmente entre os peixes.

Prevenção

Você pode prevenir facilmente o fungo do corpo. Os fungos que causam esta doença são considerados infecções "oportunistas". Isso significa que os fungos vivem na maioria das águas do aquário e até mesmo na pele da maioria dos peixes de aquário, sem causar doenças. No entanto, esses fungos geralmente inofensivos podem ganhar uma posição segura e causar doenças em peixes que sofrem de estresse ou ferimentos. Para evitar o estresse, não sobrecarregue ou superalimente os aquários. Isole os peixes que intimidam os outros para evitar ferimentos. Além disso, mantenha-se atualizado sobre as mudanças na água para diminuir a probabilidade de os peixes sofrerem de fungos no corpo.

Fungo na boca

Uma outra doença comum do aquário se assemelha ao fungo do corpo - fungo bucal. Para tornar as coisas confusas, ambas as doenças podem infectar o corpo, a cabeça e a cauda, ​​embora na maior parte das vezes o fungo da boca comece na boca e o fungo do corpo no corpo. O fungo da boca normalmente tem tufos mais curtos de penugem. No entanto, o fungo da boca é realmente causado por uma bactéria (Flavobacterium columnare) que tem colônias de aparência difusa. O tratamento é semelhante, apenas com antibióticos no lugar dos antifúngicos. Como o fungo do corpo, esta infecção bacteriana responde ao sal, não se espalha facilmente entre os peixes e pode ser evitada com boas práticas de aquário. Com o sucesso do tratamento, o fungo bucal normalmente desaparece em cerca de uma semana.