Como Funciona O Mercado De Ações

Autor: | Ultima Atualização:

Muitos fatores fazem o mercado de ações funcionar da maneira que faz.

Você vê as cotações de ações fluindo pelo seu celular. Você ouve todos falando sobre isso, mas exatamente como funciona o mercado de ações? O mercado de ações funciona em uma lei básica da economia - oferta e demanda. Como o mercado gerencia essa oferta e demanda depende de suas atividades primárias de mercado e de suas atividades no mercado secundário. Os mercados primário e secundário desempenham papéis diferentes, mas os investidores compram e vendem em ambos.

Basics

Pense no mercado de ações como seu mercado de alimentos local. A maioria das pessoas faz compras no mercado local de alimentos porque tem tudo sob o mesmo teto. A menos que você seja um crítico sério, você não vai ao pomar para comprar maçãs e a fazenda de gado para comprar carne e o cais para comprar frutos do mar. Você vai ao mercado local. O mercado tem os produtos que você precisa; facilita a compra e venda desses produtos e fornece um ambiente regulamentado para compradores e vendedores realizarem sites de negócios invisíveis. O mercado de ações funciona da mesma maneira.

Oferta e procura

Oferta e demanda compõem a força motriz por trás do mercado de ações. Os estoques sobem quando os investidores começam a comprar. A compra diminui a disponibilidade de estoque para o público. Alta demanda mais oferta curta equivale a preço mais alto. O oposto acontece quando os investidores começam a vender. A venda aumenta a disponibilidade de estoque para o público. A baixa demanda e o aumento da oferta equivalem a preços mais baixos.

Funções

Não assuma que o estoque de negociação é a principal função do mercado. Na realidade, essa é a função secundária do mercado de ações. A principal função do mercado fornece um lugar para as empresas arrecadar dinheiro para capital operacional. Wall Street chama isso de mercado primário. Isso é feito através da emissão de ações e outros títulos para venda aos investidores. A outra função do mercado fornece um mercado secundário para compradores e vendedores dessas ações e outros títulos após a oferta inicial. Wall Street chama isso de mercado secundário. A primeira função se assemelha à butique de luxo, enquanto a segunda função se parece mais com o brechó.

Comprando vendendo

Então você está pronto para comprar ações e ligar para sua corretora ou corretora de descontos. O que acontece em seguida é muito exagerado na televisão, mas, em essência, o seu corretor envia a ordem para o pregão da bolsa de valores. Alguém no chão, chamado corretor de piso, caminha até a seção do piso que vende ações da empresa que você deseja comprar. A menos que você diga ao seu corretor que deseja comprar o estoque a um preço específico, o corretor de piso normalmente compra o estoque pelo preço oferecido. O corretor de piso então entra no negócio em um computador que confirma sua compra e ele confirma de volta à sua corretora que você agora possui a ação. A venda de ações funciona da mesma maneira. Observe também que, a menos que você diga ao seu corretor que deseja os certificados de estoque físico em seu nome, você não os obterá. Eles ficam no chamado "nome da rua" ou no nome da corretora. Não se preocupe, eles ainda pertencem a você, mas mantê-los em nome da empresa facilita a compra e venda mais rápida.