Digestão Química De Carboidratos, Proteínas E Gorduras

Autor: | Ultima Atualização:

Seu corpo tem formas específicas de digerir carboidratos, proteínas e gorduras.

Você provavelmente sabe que uma mistura de carboidratos, proteínas e gorduras é essencial para o bom função do corpo e energia suficiente. No entanto, seu corpo não pode usar esses macronutrientes sem quebrá-los quimicamente em moléculas utilizáveis, que são usadas para gerar energia, produzir enzimas e produzir hormônios. Seu corpo tem um mecanismo e um conjunto de enzimas para digerir os carboidratos, proteínas e moléculas de gordura em sua comida. A digestão química ocorre em várias etapas começando na boca e terminando com a absorção nas células do intestino delgado.

Anatomia do Sistema Digestivo

Embora você possa pensar que o estômago é o principal local para a digestão, o processo de múltiplas etapas envolve vários órgãos e estruturas . No momento em que você morde seu sanduíche, sua boca e faringe começam a quebra mecânica e química de sua comida. Seu estômago digere ainda mais e agita sua comida, produzindo uma mistura espessa de água, alimentos parcialmente digeridos, ácido e enzimas digestivas chamadas quimo. No entanto, as moléculas de carboidratos, proteínas e gorduras no quimo não estão prontas para absorção na corrente sanguínea até que terminem a digestão no intestino delgado. Enzimas do pâncreas e bílis do fígado também são essenciais para a digestão.

Carboidratos

Os carboidratos consistem em uma ou mais moléculas de açúcar ligadas por ligações químicas. Sua saliva tem uma enzima chamada amilase que inicia a decomposição dos amidos, que pode conter 1 milhão de unidades de açúcar montadas em uma cadeia. Essas cadeias encurtadas viajam até o seu estômago, onde sucos gástricos ácidos e enzimas pancreáticas os dividem em cadeias contendo de duas a nove unidades de açúcar. Essas unidades de açúcar continuam sua jornada até o intestino delgado, onde as enzimas ligadas à membrana celular decompõem os açúcares em moléculas únicas de açúcar. Suas células intestinais pegam esses açúcares simples e os transportam através da corrente sanguínea para diferentes tecidos por todo o corpo.

Gorduras

A maioria das gorduras que você come consistem em três ácidos graxos que estão ligados. Seu sistema digestivo deve separá-los em ácidos graxos livres individuais, que seu corpo pode usar para construir membranas celulares, fabricar certos hormônios ou absorver vitaminas lipossolúveis. Seu corpo também pode quebrar esses ácidos para energia. Enzimas chamadas lipases na parte de trás da sua língua e no seu estômago quebrar as ligações entre os pequenos ácidos graxos, e esses ácidos graxos livres viajam para o intestino delgado, onde as células da parede intestinal absorvem-los em sua corrente sanguínea. Os sais biliares da vesícula biliar e as enzimas do pâncreas são secretados em seu intestino delgado, onde trabalham com outras enzimas e hormônios para romper as ligações entre os ácidos graxos longos. Esses longos ácidos graxos livres são empacotados em moléculas de transporte e absorvidos pelas células na parede intestinal.

Proteínas

A decomposição da proteína dietética pelo seu sistema digestivo produz aminoácidos, que fornecem os blocos de construção para compostos essenciais em seu corpo como proteínas celulares, hormônios, enzimas e material genético. Sua boca não tem enzimas para digerir proteínas, então elas não começam a digestão até chegarem ao estômago. As células do estômago produzem ácido e uma enzima chamada pepsina, que trabalham em conjunto para quebrar a proteína em proteínas menores e alguns aminoácidos isolados. Estes viajam para o intestino delgado, onde encontram outro conjunto de enzimas secretadas pelo pâncreas e pelas células da parede intestinal. Essas enzimas continuam o trabalho da enzima pepsina do estômago, desconstruindo as proteínas em aminoácidos isolados. Estes aminoácidos são transportados através da célula da parede intestinal e viajam através da corrente sanguínea, fornecendo aminoácidos às diferentes partes do seu corpo.