Posso Ser Negado Um Emprego Devido À Gota?

Autor: | Ultima Atualização:

Deixar os possíveis empregadores saberem que sua gota é administrável pode melhorar suas chances de garantir um emprego.

Muitas pessoas sofrem de uma doença dolorosa conhecida como gota, que ataca suas articulações causando inflamação dolorosa. Além da artrite grave, a gota pode precipitar a destruição das articulações e o funcionamento dos rins. A gota é mencionada com frequência em registros médicos ao longo da história. Os sintomas da gota podem, por vezes, levar a problemas no local de trabalho, como ausências devido a doença, ou uma diminuição da capacidade de realizar trabalhos que exigem trabalho manual. As mulheres que procuram emprego com gota têm uma preocupação legítima sobre a sua viabilidade como candidato a emprego.

Procura de emprego

Gota é uma doença que não é perceptível para os outros, por isso pode ser tentador não trazer a sua condição durante uma entrevista. Isso não é aconselhável porque sua condição pode exigir algumas acomodações e você não quer cegar seu novo empregador no primeiro dia. Durante a entrevista, é melhor transformar a negatividade de sua condição em positiva, destacando os atributos que você está trazendo para a empresa. Você pode discutir o fato de que algumas modificações simples, como uma estação de trabalho ergonômica, apoios de braço em uma cadeira de trabalho e intervalos para descanso periódicos, ajudarão a torná-lo mais produtivo para eles. Apesar disso, ainda existe a possibilidade de que sua condição seja vista como um problema importante, e você pode ter seu emprego negado. Isso pode acontecer se o trabalho exigir constante permanência, esforço físico ou destreza manual. Estas são coisas que infelizmente você não pode fazer com um diagnóstico de gota.

Pedindo Acomodações

Embora certas ocupações estejam fora do alcance de alguém com gota, como piloto de avião ou paramédico, há muitas outras que estão à beira do abismo. Estes trabalhos podem ser executados por um sofredor de gota com a ajuda de algumas acomodações. Se você acha que um empregador gosta de você, mas fica hesitante por causa de seu diagnóstico, pode sugerir gentilmente que ele revise o Americans with Disabilities Act para descobrir como acomodações simples e baratas podem funcionar para os dois. Conhecer suas limitações físicas é crucial para que você possa transmiti-las ao entrevistador. Talvez seus sintomas de gota sejam periódicos, deixe o empregador saber disso para que eles saibam que você estará no trabalho na maioria dos dias. Pergunte se há uma opção para telecomutar nos dias em que sua gota prejudica a condução. Essas conversas devem ser feitas durante a segunda ou terceira entrevista ou mesmo depois de você receber uma oferta de emprego. Se o seu futuro empregador perguntar sobre a extensão da sua doença durante a primeira entrevista, então, por todos os meios, seja sincero, mas você não quer fazer exigências antes que o empregador demonstre interesse em você.

Trabalhando Com Gota

Se você conseguir encontrar emprego, você deve monitorar sua gota para garantir a interrupção mínima do trabalho. A gota é às vezes controlável com algumas mudanças de estilo de vida e medicação. Permitir que seus colegas de trabalho saibam sobre sua condição pode minimizar qualquer hostilidade no local de trabalho em relação ao tratamento especial. Também é aconselhável notificar seu empregador sobre as visitas do médico com bastante antecedência para que eles possam agendar adequadamente. O estresse às vezes pode causar surtos de doenças, portanto, manter os níveis de estresse mínimos pode tornar seu trabalho mais agradável. Consultar seu médico sobre um curso de tratamento que seja favorável ao local de trabalho também é aconselhável, para que você possa manter um bom perfil de trabalho.

Recursos

Se você está tendo problemas em encontrar e manter um emprego por causa de surtos freqüentes de gota, você pode se inscrever para obter benefícios por incapacidade. A Administração de Segurança Social dos EUA tem diretrizes que regulam quais doenças se qualificam para benefícios de incapacidade. A administração classifica a gota como artrite inflamatória e a aprova como uma deficiência se for crônica e afetar uma articulação importante que proíbe as atividades normais do dia-a-dia. O site da administração tem uma lista detalhada de requisitos que você pode analisar com seu médico. Você também pode recorrer de quaisquer recusas de emprego sob a Lei dos Americanos Portadores de Deficiência, se achar que sua condição foi a causa da rejeição. Embora possa ser difícil provar no caso da gota, um empregador não pode negar-lhe razoavelmente o emprego baseado em uma inabilidade, se puder executar as tarefas em questão.